Parceria planta 850 mudas de árvores nativas no perímetro urbano de Nova Xavantina; veja as fotos

BOA NOTÍCIA

0
349

Por Ezio Garcia – Da Redação

Uma parceria realizada entre as entidades Prefeitura -via Secretaria Municipal do Turismo e Meio Ambiente-, Campus da Unemat de NX e projeto ambiental Rio Limpo Rio Lindo, plantou mais de 850 mudas de árvores nativas e frutíferas no perímetro urbano de Nova Xavantina.

Segundo a coordenadora do curso de engenharia civil e professora do curso de Agronomia do Campus, Alessandra Conceição de Oliveira, duzentas e cinquenta destas mudas foram plantadas no entorno do cemitério localizado às margens da BR-158, no setor Nova Brasília, e nas escolas Ministro João Alberto e Deus é Amor, no setor Xavantina.

Outras seiscentas e sete mudas foram plantadas em parceria com membros do projeto ambiental Rio Limpo Rio Lindo na bacia do Rio Murtinho, um dos três rios que corta o perímetro urbando da cidade, num trabalho que o projeto desenvolve de recuperação da bacia.Neste local foram plantadas mudas de árvores de jacarandá, barú, arueira, ipê -amarelo e roxo- e jatobá.

PARCERIA

Falando ao site SN e programa Rezende Notícias, Alessandra explicou que a parceira surgiu a partir da extensão dos cursos da Unemat que é desenvolvido junto à comunidade, onde foi fechado uma parceria com a Prefeitura na produção de mudas para reflorestamento, tanto no viveiro da Secretaria Municipal de Turismo e Ambiente quanto no do Campus, tendo à frente os professores Joaquim Manoel da Silva e Oriales Rocha Pereira, além do produtor de mudas Sr. Santino, membro da comunidade que muito auxiliou no projeto.

COMUNIDADE AGRADECE

“No entorno do cemitério, os moradores ficaram entusiasmados, estão cuidando das mudas e plantaram hortifrutigranjeiros como quiabo.mandioca, feijão, batata doce; movimentou o llocal” diz a professora, explicando que a idéia de plantar árvores frutíferas nativas é mostrar novas frutas para a comunidade, além de despertar nas crianças aquela prática já esquecida de subir nos pés de frutas para apanhá-las, o que acontecerá quando as árvores crescerem e vai difundir o plantio das frutas.

“Quando uma criança come uma goiaba por exemplo e gosta, ela vai querer ter um pé de goiaba em casa” exemplificou.

“VONTADE” DE ARBORIZAR

A professora deixou claro que o trabalho só seria possível com a “vontade” de arborizar e formar uma “cidade verde” demonstrada pelo vice prefeito Ney Welinton (com quem ela tem mais contato) e pelo prefeito Cebola. “A cidade está ficando mais bonita, acolhedora, então queremos participar também deste trabalho” exaltou.

Na bacia do Murtinho, cerca de vinte alunos participaram do plantio de seiscentos e sete mudas, em conjunto com membros do projeto Rio Limpo Rio Lindo, que alí desenvolvem um trabalho de recuperação da bacia, com a conscientização dos chacareiros sobre a necessidade de preservar as nascentes, readequando os modos de criação de víveres, bovinos e suínos, de modo a não assorear o rio.

A entrevista com a Profª Alessandra foi ao ar na última quinta feira, 29, e nesta segunda feira, 02, será a vez do Secretário Arinos Oliveria Serpa falar sobre este e outros projetos ambientais e turísticos de sua pasta no programa Rezende Notícias, que começa às 12 horas, na Rádio Rezende FM- 90.7. Não perca!

Veja as fotos da ação de arborização do perímetro urbano e da bacia do Murtinho:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui