Da Redação
Moradores do bairro Xavantina Velha, no setor Xavantina, reuniram-se na última quarta feira, 02, na casa da presidente da Associação de Moradores do bairro, Zenia Gonçalves, para tratar da segurança no bairro, um dos mais fortemente impactados com o advento da passarela sobre o Rio das Mortes.
Da reunião participaram o Comandante da 3ª Cia. da Polícia Militar de NX, Tenente Couto; sargento Helidiony, presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), Carlos Roberto, o Carlão, e o vereador Valteri Araújo, o Valtinho, morador do bairro.
HISTÓRICO
Com o aumento súbito do movimento de pedestres, os moradores -que antes viviam praticamente isolados, só com a companhia dos barqueiros que atravessavam passageiros; se viram repentinamente em contato com o fluxo de ida e vinda dos transeuntes de toda a cidade, o que traz suas consequências, sendo a maior delas o aumento da insegurança no dia a dia, com o aumento de furtos, algazarra dos baderneiros nos finais de semana e a presença constante de pessoas estranhas ao moradores.
Na reunião foram feitas reivindicações ao Comandante Couto, que se comprometeu em aumentar as rondas preventivas no bairro nos dias e horários de pico de movimento e deu várias orientações aos moradores.
NA CÂMARA
Do encontro saiu a formalização de três reivindicações concretas, levadas ao plenário da Câmara Municipal na sessão da última segunda feira, 07, pela presidente Zenia, que ocupou a tribuna para falar do problema, antes da Palavra Livre.
São elas: 1- a iluminação do entorno da saída da passarela no setor Xavantina, dentro do bairro Xavantina Velha; que inclui a cabeceira da passarela, a Rua Cel. Lúcio da Luz e entorno, local preferido para o consumo de drogas pelos usuários; 2- poda ou retirada de uma árvore na Av. Francisco Milhomem, na descida de acesso à praia da Lua, que está prestes a cair e 3-colocação de guardas noturnos na passarela, para dar mais segurança aos transeuntes.
Todas as indicações foram objeto de Indicações apresentadas e aprovadas pelo plenário da Câmara, de autoria do vereador Valtinho.