Ferrovia que passa por Água Boa deve sair do papel em 2019, diz deputado Nilson Leitão

BOA NOTÍCIA

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Da Redação – Ezio Garcia

Falando ao site SN e Rádio Rezende FM durante o encontro de profissionais de rádio do interior do Estado realizado em Cuiabá no último final de semana, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB) disse acreditar que os projetos de construção da FICO – Ferrovia de Integração do Centro Oeste e da Ferrogrão -que liga Sinóp à Santarém-PA-, finalmente devam sair do papel em 2019.

O otimismo do deputado deve-se ao fato de que, segundo ele, em estudo do Ministério dos Tranportes e divulgado na última semana, dentre aos dez projetos de ferrovias lançados no Estado, apenas os dois foram considerados viáveis e passíveis de receberem investimentos: a Fico e a Ferrogrão.

Segundo o deputado, interesse de investidores nos projetos existem e já foram oficialmente declarados, no caso dos chineses: “Essa é a boa notícia: que ambas foram consideradas viáveis, factíveis, e já podem receber investimentos. Existem os chineses, os Emirados Árabes e outros investidores estrangeiros interessados. Sem depender de promessa de governo, apenas pelo que se tem às mãos e pelas mudanças na legislação de pagamento das concessões, eu estou otimista de que ambos os projetos saiam do papel a a partir de 2019” disse o deputado.

Nilson explicou que a mudança na legislação também vai facilitar para os investidores. “Antigamente, quando vc ganhava uma concessão para construir uma obra dessa, tinha que pagar uma “joia” para o governo para garantir a concessão. Agora, com a mudança, essa joia pode ser descontada do valor da outorga” pontuou.

“A construção dessas duas ferrovias mais a ferronorte, que já está em Rondonópolis, poderão ser a redenção do Mato Grosso e do Brasil nesse modal de transporte” concluiu Nilson.

A Ferrovia de Integração do Centro Oeste -FICO- sai de Campinorte-GO e entra em Mato Grosso por Cocalinho, passando por Água Boa, Canarana, Porto dos Gaúchos, Paranatinga, Brasnorte e Lucas do Rio Verde, na BR-163, onde se conecta com a ferrovia norte sul, indo até a Bahia.

Está orçada em R$ 6. 11 bilhões e possui 1.641 km de extensão, sendo 1.300 km em solo mato grossense.

TABELAMENTO DO FRETE

Na entrevista, o deputado falou sobre o grande dilema do governo federal no momento, a questão do tabelamento do frete. A matéria completa feita com o deputado federal Nilson Leitão vai ao ar nesta terça feira, 19, no programa Rezende Notícias, levando pela rádio Rezende FM – 90.7 – sintonizada em você!

Não perca!

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