Da Redação – Ezio Garcia
Falando à imprensa na última sexta feia, 16, durante encontro das rádios parceiras da Rádio Rodovia, realizado no Hotel Paiaguás, em Cuiabá, o senador e pré candidato ao governo do Estado Welinton Fagundes (PR), confirmou o teor da entrevista dada durante o evento pelo deputado federal Nilson Leitão (PSDB) e publicada no site SN, sobre a reunião acontecida na última semana em Brasília, no Ministério dos Transportes, na qual, através de um estudo de viabilidade econômica realizado, o governo elegeu as Ferrovias da Integração do Centro Oeste (FICO) e Ferrogrão, como projetos viáveis e prioritários no centro oeste para receber investimentos, e concretizar as construções.
Segundo o deputado tucano (ver matéria no site), de um total de dez projetos de construção de ferrovias lançados em todo o País, apenas esses dois foram considerados aptos, factíveis, e disponibilizados para os investidores, devendo sair efetivamente do papel a partir de 2019.
A FICO já tem 74 km construídos em solo goiano, ponto inicial do trajeto (Campinorte-GO) de 1.647 km de extensão; sendo 1.300 deles em solo mato grossense, a partir de Cocalinho, passando por Nova Nazaré, Água Boa, Canarana, Porto dos Gaúchos, Paranatinga, Brasnorte e Lucas do Rio Verde.
NOVA FASE
Orçada em R$ 6.11 bilhões, o projeto foi afetado após denúncias em 2016, contra a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., responsável pelo empreendimento, de suposto desvio de recursos de R$ 23,1 milhões em um dos contratos da ferrovia Norte-Sul de Goiás (inaugurada em 2014). A partir de então, o projeto da FICO “esfriou”.
Agora os chineses já declaram oficialmente interesse em construir a obra, tanto quanto, segundo Nilson Leitão, os Emirados Árabes e outros investidores internacionais, para quem o Brasil exporta grãos e veem com bons olhos a concretização da obra para atender ao gargalo da logística de transporte de nossa safra.
“Na semana passada nós tivemos uma reunião em Brasília com o Ministro dos Transportes e técnicos da empresa EPL, que cuida dos projetos do governo no setor, e na oportunidade, ficamos sabendo que essas duas ferrovias foram eleitas como as duas prioritárias para receber investimentos e acontecer no centro oeste, interligando com a ferrovia norte sul, na região de Lucas do Rio Verde, e chegando até a Bahia” disse o senador Welinton Fagundes, alertando todavia que quando se fala em ferrovia, fala-se de uma obra para médio prazo, que é o tempo de sua maturação.
No caso da FICO, dez anos já se passaram desde o seu primeiro lançamento, no final do governo Lula e início do primeiro mandato a presidente Dilma, como obra do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.
AGORA VAI
Com o atual estudo da aprovação de sua viabilidade econômica e eleição da obra como prioritária em todo o País, junto com a Ferrogrão, a conjuntura nacional e internacional é clara para a sua realização, não só pelo interesse dos investidores como da classe política do Estado. O agronegócio é hoje o principal puxador para cima dos números de nossa economia, tendo salvado o PIB (Produto Interno Bruto) de 2017 do governo Michel Temer.
“O Vale do Araguaia é uma das regiões que mais vai crescer no Estado, já está crescendo” sintetizou o senador Welinton Fagundes.
ILUMINAÇÃO DA TRAVESSIA URBANA
Com relação à obra de iluminação da travessia urbana de Nova Xavantina, o senador disse que o processo corre dentro do previsto, devendo entrar em período licitatório em dois ou três meses.
“O prefeito Cebola, à quem eu mando um abraço, fez a coisa certinha, entrou com o projeto, que está sendo avaliado pelo DNIT, isto é normal, não se libera uma obra de uma hora para outra, leva um tempo, cerca de dois ou três meses, para entrar em processo de licitação” explicou
Falando sobre a obra em seu gabinete nesta terça feira, 19, por ocasião da assinatura do contrato de concessão da Praia do Chiquito, o prefeito João Batista Vaz da Silva, o Cebola, se mostrou otimista com relação a sua concretização. “Eu acredito na palavra do senador Welinton Fagundes e do Ministro dos Transportes Walter Casemiro, que me disse em Barra do Garças, há questão de dois ou três meses, que pretende dar a Ordem de Serviço para a obra de iluminação da travessia urbana de NX ainda este ano” completou.