Da Redação – Ezio Garcia
Ainda não está pronta, acabada, mas a sua entrada em operação já mudou totalmente o visual do mais antigo prédio sede de órgão da administração pública municipal de Nova Xavantina.
Trata-se do Departamento Municipal de Estradas e Rodagem, o DMER, que abriga desde a emancipação política e administrativa de Nova Xavantina, em 1980, a Secretaria Municipal de Obras e Infra Estrutura, e que abriga, inclusive, o famoso pé de manga em baixo do qual, funcionários se organizavam antigamente para “derrubar chefes” e outras demandas, hoje não mais.
Pelo contrário, a fama do local foi respeitado e em torno dele, hoje estão construídos bancos oficiais, para que tudo corra normalmente. Mas isso estamos falando do passado.
PATRIMÔNIO
No presente, o DMER abriga e protege um imenso patrimônio da Prefeitura, em máquinas, veículos, equipamentos, almoxarifado de reposição de peças de máquinas e equipamentos, e máquinas e veículos que aguardam a hora para irem à leilão. Tudo isso estava desprotegido, com uma entrada frágil constituída apenas de um portal de arame. Agora não.
A nova portaria tem um guarita, enorme, cujo funcionário vai parar os visitantes, fazer uma pré checagem, antes de introduzi-los no pátio interno da Secretaria. As antigas entradas estão sendo fechadas e construído o muro lateral.
Com a obra, o prefeito Cebola enterra definitivamente a ideia de transferir o DMER dalí para transformar o local numa futura praça, uma ideia nunca bem aceita pelos funcionários, que se identificam com aquele seu lugar de trabalho.
O DMER fica no centro do setor Nova Brasília, na Av. Rio Negro, logo após o Auto Posto Uirapuru, e sua entrada, agora está projetada e construída defronte para a Av. Amazonas.
REFORMA TRABALHISTA
Enquanto isso, o CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas de Nova Xavantina, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Produtores Rurais e Associação dos Contabilistas, realizam nesta sexta feira, às 19.30 horas, na Câmara Municipal, uma palestra que será proferida pela Juíza Federal do Trabalho, Dra. Graziele Cabral Braga, sobre temas da Reforma Trabalhista, recentemente aprovada no congresso nacional pelo governo federal.
Falando ao site SN e programa Rezende Notícias na manhã desta sexta feira, 29, o presidente do CDL-NX, Contador Francisco Argemiro Azevedo Braga, proprietário da Eureka Contabilidade, falou sobre o encontro, e destacou a importância da participação de empresários, funcionários, pensionistas, aposentados, quem pretende se aposentar, enfim, todos que quiserem saber de fatos concretos sobre a Reforma Trabalhista, tão questionada na imprensa, mas tão mal divulgada sobre seus benefícios e vantagens.
CAUSAS EXORBITANTES
“Foi uma reforma clara, que não deixa dúvidas em muitos assuntos, por exemplo as causas trabalhistas. Antigamente, funcionário tinha direito real de, digamos, R$ 5 mil numa causa, mas iludia seu advogado, ou era por ele iludido, e entrava com uma causa no valor de R$ 50 mil. Agora, com a reforma, esta diferença terá que ser pago pelo funcionário -o impetrante- por não corresponde com a verdade. Os advogados também estão tendo que pagar. Com isso, diminuíram em 70% o número de causas trabalhistas” sentenciou o contador.
Na entrevista, foi lembrado que esta discrepância já trouxe resultados trágicos em Nova Xavantina, quando o empresário pioneiro Sr. Geraldo Parreira, veio à óbito numa audiência trabalhista no Fórum de Barra do Garça, vítima de enfarto, justamente por não concordar com o que estava sendo lhe cobrado.
Por esse motivo, Chico lembrou que os advogados também dever comparecer, e as OABs estão todas sendo notificadas pela Justiça do Trabalho sobre as novas determinações, já que a palestrante está fazendo esse trabalho de divulgar todos os ítens da Reforma Trabalhista.
O CDL de Nova Xavantina conta hoje com cerca de 100 empresas filiadas e está instalado na Av. Couto Magalhães, próxima ao cruzamento com a Av. Goiânia. Chico anunciou novidades no REFIS para as empresas, que deverão procurar o órgão, ou o seu escritório de contabilidade para obter maiores informações.
A entrevista com Francisco Argemiro Azevedo Braga, o Chico da Eureka, irá ao ar no programa Rezende Notícias desta sexta feira, 29, que começa às 12 horas, na Rádio Rezende FM – 90.7 – sintonizada em você. Não perca!