Seguindo tradição familiar, Cia da Silagem impulsiona agronegócio de Nova Xavantina e região

EMPRESAS & NEGÓCIOS

0
576

Da Redação – Ezio Garcia

Fllho de Jair Francisco Gomes, tradicional empresário de Nova Xavantina e região, dono da histórica Auto Peças Araguaia -que com matriz em NX abriu filiais em todo Vale do Araguaia e formou muitos novos empresários no setor-, Maikel Francisco Gomes, nascido e criado dentro da loja do Pai, é hoje proprietário da Cila da Silagem, líder no mercado de estocagem de capim e proteínas para o gado da região no período da seca.

Maikel foi o entrevistado desta segunda feira, 20, no quadro “Nova Xavantina, sua gente, suas histórias”, do programa Rezende Notícias, apresentado pela Rádio Rezende FM- 90.7.

A GRANDE ESCOLA

Na entrevista o jovem empresário conta como começou sua carreira, “contando parafusos e limpando prateleiras” da Auto Peças Araguaia, a pedido do pai.”Tenho muito orgulho de ter aprendido com ele, eu e muitos outros, que abriram lojas em várias cidades” conta Maikel.

No ano 2000 foi para Goiânia fazer faculdade, e em 2004 se formou em Administração de Empresas, e de volta para NX, assumiu a Retifica Araguaia, hoje Retifica Noroeste, que também formou muitos profissionais e novos empresários, que abriram novas oficinas no município.

“A Retifica Araguaia foi meu berço, minha escola, alí eu aprendi tudo o que sei sobre motores, para aplicar no meu ramo hoje” avalia. A parte da retifica está a cargo do seu sócio, Sérgio de Almeida, enquanto ele é o responsável pela Cia. da Silagem.

CIA DA SILAGEM

Sua nova atividade resulta da aquisição pioneira de uma máquina forrageira -auto motriz-, com equipamentos de acoplagem para cortar e armazenar capim, mileto e sorgo para alimentar o gado no período da seca, como agora por exemplo.

Segundo Maikel, com as mudanças climáticas, que diminuíram as chuvas, a silagem é fundamental para o produtor acompanhar o mercado: “Antigamente se dizia que nós servíamos o gado, hoje o gado é que tem que servir agente. Ao invés de criar uma cabeça por hectare, temos que criar dezenas, e isso só é possível com a silagem” pontuou.

A máquina corta na altura pedida pelo produtor, e picota no tamanho desejado para o gado ruminar, ingerindo um produto que mantém a durabilidade do capim e das proteínas por seis meses.

EXPANSÃO

Com a chegada do Frigorífico Marfrig na região e  a expansão da pecuária e do agro negócio, também se expandem os negócios da Cia. da Silagem, que este ano cortou 2.300 ha em NX e região, e já está com a agenda lotada para 2019.

Mailel comemora o fato de que antes, os produtores de NX tinham que ficar reféns de empresas que prestam este serviço, cuja mais próxima fica à 150 km de NX, em Barra do Garças, e agora o serviço está disponível aqui.

Por isso ele está pensando em ampliar a empresa, adquirindo mais uma maqúina forrageira, mais atualizada, no valor de R$ 2 milhões. A atual custou R$ 1 milhão.

“Eu tenho a humildade de dizer que comprei usada, em ótimas condições, que está atendendo o mercado, mas agora vou partir para uma mais atualizada. Nosso produtor merece” disse.

ACOMPANHE!

A entrevista completa com o empresário Maikel Francisco Gomes, da Cia. da Silagem irá ao ar no programa Rezende Notícias desta segunda feira, 20, que começa às 12 horas, na Rádio Rezende FM-90.7 – sintonizada em você. Fique por dentro!

(anexando fotos e vídeos)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui