Da Redação – Ezio Garcia
Será neste sábado, 01, na NX Leilões, o 2º Leilão de animais realizado pela empresa Facchini Condomínio Agropecuário, um mega evento fruto da parceria com convidados e parceiros, que será transmitido ao vivo pela Canal Terra Viva, do grupo Bandeirantes, e irá ofertar entre 2.000 à 2.300 animais de primeira linha para os compradores.
Entre os parceiros estão a Estância Bahia Leilões, de Maurício Tonhá, que irá operacionalizar o leilão e a NX Leilões, de José Carlos Biesdorf, que cederá sua sede para a realização do evento. Entre os parceiros e patrocinadores estão empresas como a Agro Amazonia, Sicredi, Agroceres Novanis, Alvorada, RG Genética, MSD Saude Animal, STRepro e Dalcin Planejamento, entre outras.
MELHORAMENTO GENÉTICO
Segundo o gerente geral da Unidade da Facchini em Nova Xavantina, Elyson Ricci, em entrevista ao site SN e programa Rezende Notícias nesta terça feira, 07, a empresa irá oferecer 50 reprodutores com CEIP – Certificado Especial de Identificação e Produção, buscando melhorar a qualidade genética do rebanho dos produtores.
“Nós estaremos oferecendo o que há de melhor dos melhores em termos pecuários, para aquele produtor que quer melhorar a genética do seu rebanho. Queremos promover uma pecuária de ciclo curto na região” disse Elyson, o que seria o abate dos animais em 30 meses –dois anos e meio-, ao invés dos quatro anos atuais.
ENCURTAR O TEMPO DE ABATE E REPRODUÇÃO
“São animais precoces, jovens, que entram mais rápido no período de reprodução. As novilhas desses animais já entram no período de reprodução com 24 meses, então é encurtar o ciclo, o que propicia o abate mais cedo, primeiro em 30 meses, depois 24” explicou.
Segundo ele, de um universo de 2.000 animais avaliados, apenas 10% chegam a alcançar este certificado emitido pelo Ministério da Agricultura, o que os tornam uma elite genética, com acompanhamento rigoroso, cujas qualidades vão ser transmitidas nos cruzamentos, melhorando todo o rebanho.
MELHORAMENTO DE TODA A CADEIA
Também serão oferecidas 200 novilhas de alta qualidade, com bezerras que entrariam no plantel de melhoramento genético da Facchini; novilhas já prenhas do melhoramento genético; novilhas e vacas prenhas do cruzamento industrial e entre 1.700 a 2.000 cabeças de gado de corte dos parceiros e convidados.
Elyson disse que no ano passado o Leilão contou com compradores do Estado do Maranhão, que já confirmaram presença este ano, buscando o melhoramento genético de seus rebanhos.
“Não buscamos clientes, buscamos parceiros da Facchini, para que possamos fomentar a nossa cadeia, que agora conta com um frigorífico na cidade e na região”. Elyson afirmou que o objetivo é oferecer precocidade e qualidade da carne ofertada aos frigoríficos, para melhorar as condições de preço e qualidade de toda a cadeia -produtores, restaurantes, churrascarias, etc-.
Segundo ele, essa realidade já pode ser sentida no abate diário do Frigorífico Marfrig: “No abate de hoje, terça feira, 07, o nosso gado fechou 55% de rendimento de carcaça, acima de 21 arrobas. Esses animais fecharam com 30 meses de vida. Isso o que procuramos e oferecemos aos nossos parceiros. E na parte reprodutiva a Facchini já trabalha com prenhes de novilhas com 12 meses, que são as super precoces” pontuou.
MELHORANDO O REBANHO DA REGIÃO
Elyson explicou que a Facchini não busca entrar no mercado de leilões semanais, feitos até pouco tempo pela Estância Bahia Leilões e feitos semanalmente pela NX-Leilões, e sim, procurar melhorar a genética do rebanho da região. “Este não é o nosso objetivo, até porque nosso leilão é anual, e principalmente voltado para a genética, e a qualidade da carne que chega na mesa do consumidor” concluiu.
O evento nest sábadp começa às 14 horas, mas ele convidou à todos para o almoço de confraternização e resenha, que será servido gratuitamente às 12 horas aos presentes.
“Convidamos todo o público para estar presentes, tomar uma cervejinha, antes do início do leilão” convidou.