Da Redação – Ezio Garcia
Falando à imprensa na tarde desta quarta feira, 29, o delegado da polícia civil de Nova Xavantina, Dr. Raphael Diniz Garcia, disse que “tem político local por trás da tentativa de implantação de um garimpo de diamante no Córrego do Antártico”, situado no perímetro urbano do município, à cerca de 15 km do centro da cidade.
Irritado com o que ele chamou de “intromissão” em sua área de serviço, o delegado disse que ele (delegado) não vai “nas áreas do Legislativo, do Executivo e Judiciário impor regras e ditar ações”, portanto não admite que façam o mesmo no seu setor de trabalho, “gente querendo mandar na delegacia” disse.
PROVAS
Sem citar nomes, o delegado disse ter provas desta interferência através de ligações que recebeu e de mensagens gravadas em seu celular. “Eu quero mandar um recado para políticos de NX e região: eu não admito interferência política no meu serviço, quer gostem ou não, não está previsto em lei esta interferência” avisou.
Sabe-se que uma equipe de advogados e um vereador de NX estiveram na delegacia na noite desta terça feira, 28, defendendo os interesses do Sr. José Francisco Pires, por ocasião da apreensão da madeira ilegal extraída de área indígena, e que se encontrava no ponto onde começa a concessão para a exploração garimpeira.
“ESTRANHO”
Dr. Raphael disse achar “estranho” que a SEMA tenha concedido duas licenças ambientais para uma pessoa física (CPF) e não para uma empresa (CNPJ). “É no mínimo estranho, não existe uma empresa, com escritório, endereço, funcionários, etc, e sim uma pessoa, que mora acampado na beira do rio”.
Ele disse no entanto que à polícia não cabe embargar a possível operação do garimpo, não é da sua competência, e sim fiscalizar e autuar crimes ambientais, como a madeira ilegal extraída de área indígena.
MAIS MADEIRA ILEGAL
Na tarde desta quarta feira, o delegado conduziu a imprensa para uma casa situada no bairro Toneto onde mais um carregamento de madeira ilegal foi flagrada e apreendida, em operação que, segundo ele, “tem a mesma origem da operação realizada na propriedade do Córrego do Antártico”.
A madeira foi apreendida e transportada para o pátio da delegacia.
AUDIÊNCIA PÚBICA E ABAIXO ASSINADO
Nesta sexta feira, 31, no complexo balneário da Praia do Sol, o Ministério Público Estadual realizará uma Audiência Pública com tema ambiental, as Áreas Úmidas, na qual esta tentativa de implantação de garimpo no Córrego do Antártico certamente será levantado.
O evento é aberto à toda a população, conforme convite do Promotor de Justiça Dr. Welinton Petroline, que está sendo veiculado na mídia local e nas redes sociais.
Neste sentido, um Abaixo Assinado com centenas de assinaturas contra a implantação do garimpo circula pela cidade, e será apresentado na Audiência Pública com o MPE nesta sexta feira.
A entrevista com Dr. Raphael Diniz Garcia, delegado de polícia civil de Nova Xavantina irá ao ar nesta quinta feira, 30, no programa Rezende Notícias, que começa as 12 horas, na Rádio Rezende FM – 90.7 – sintonizada em você.
Não perca!
Veja as fotos da madeira apreendida no bairro Toneto, dos equipamentos e da balsa que estão sendo instalados no Córrego do Antártico:
De ter politico envolvido nisso nao e3 nem uma novidade. Sempre com seus interesses.
Fala o nome desse safado desse vereador ai pra população ficar mais esperta quanto a políticos pilantras que temos no município, Eu não vejo um politico desses lançar um programa de conscientização em prol das belezas naturais que cercam o nosso município, todos os dias passo de bike na ponte do rio das mortes e o que vejo é lixo e mais lixo tanto na beira do rio paralelo a av. Beira Rio quanto nas margens da pista onde tem as valas pra água da chuva, sem contar na inúmera quantidade de lixo que deve ter espalhado por ai nas praias e propriedades particulares, outro lugar que o ser humano esta destruindo é o córrego Salgadinho, nas proximidades da ponte da pra tirar caminhão de lixo de lá, ai me aparece um bando de safado, pilantra, querendo destruir mais um lugar de beleza e natureza incrível por causa de dinheiro. É pra acabar mesmo viu, mostra a cara desses bandidos ai!