Da Redação – Ezio Garcia
Como forma de ocupar o tempo ocioso das recuperandas detentas da Unidade Prisional Feminina de Nova Xavantina, e também de ressocializá-las através da aprendizagem de uma profissão, está sendo ministrado um curso de pintura predial de 190 horas de duração para vinte detentas nas dependências do presídio.
As aulas acontecem sob a orientação de dois professores -um responsável pela parte teórica e outro pela prática- recrutados na comunidade através de uma seleção de candidatos.
COMO FUNCIONA
Na tarde desta segunda feira, 17, a reportagem do site SN e do programa Rezende Notícias encontrou o Prof. Divino Silveira -aluno do curso de Engenharia Civil do Campus da Unemat-NX- ministrando aula prática para as alunas nas técnicas de massa corrida, latex, verniz, tinta óleo, selador e esmalte sintético.
Segundo a diretora da unidade, Guiomar Silva da Costa, as recuperandas para fazerem o curso tem que merecer, ou seja, ter um bom comportamento no presídio. “Muitas queriam estar fazendo o curso mas não podem pois estão respondendo à procedimentos disciplinares. Trabalhamos dentro da legalidade e disciplina” explicou.
REGIONAL
Ex-Conselheira Tutelar por dois mandatos e agente prisional desde os tempos em que o mesmo era misto -masculino e feminino; Guiomar foi indicada pelos colegas para assumir a administração do presídio quando este passou a ser exclusivamente feminino.
“Hoje a UP-NX é uma unidade regional, que recebe detentas de Barra do Garças à São José do Xingú” disse Guiomar, informando que a capacidade total do presídio é para 50 detentas, e abriga atualmente 49, número considerado na média pela diretora, que já solicitou mais quatro cursos para 2019.
PARCERIAS
O projeto é uma parceria Sejudh – Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos e Pronatec – Programa Nacinal de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, com o apoio da comunidade, que fornece material sempre que preciso.
“Ninguém faz nada sozinho”, observou diretora.
EXTRA MUROS
Além dos cursos, a UP-NX desenvolve atividades chamadas de “extra muros”, ou seja, fora do presídio, onde mantem uma recuperanda trabalhando nas hortaliças do CEFEM – Centro de Formação Espiritual Missionária no na unidade do Corpo de Bombeiros, sempre com o mesmo processo de merecimento.
Entrevistas com a diretora Guiomar Silva da Costa, falando sobre o curso e sobre o dia a dia do presídio feminino de Nova Xavantina, o único em todo o Vale do Araguaia, e com o Professor Divino Silveira irão ao ar nesta terça feira, 18, no programa Rezende Notícias, que começa às 11 horas, na Rádio Rezende FM -90.7, sintonizada em você. Acompanhe!.