Da Redação – Ezio Garcia
O grupo ciclístico Amigas do Peito, coordenado pelas empresárias Maria Augusta Parreira, Edna Lissner, Deiba Rodrigues e Letícia Barbosa, que pedalam todos os dias pelas ruas de Nova Xavantina e nas estradas intermunicipais, estará realizando neste próximo sábado, 27, o evento “Pedal Rosa”, em homenagem ao Outubro Rosa, dedicado à prevenção da saúde da mulher, que está sendo observado em todo o Brasil.
Segundo elas, em entrevista à imprensa na manhã desta sexta feira, 19, o “Pedal Rosa tem por objetivo arrecadar alimentos para a APAE local, através da doação dos produtos das inscrições que estão sendo cobrados – 2 kg. de alimentos não perecíveis – e incrementar o programa de prevenção da saúde da mulher.
CULTURAL
A saída será da Praça Audimar Hemming, às 18 horas, todos de camiseta rosa ou com adereços rosa estampados -como um laço ou bóton rosa- que identifiquem a filosofia do movimento. O percurso abrangerá os dois lados da cidade e será no máximo de 10 km, segundo Letícia Barbosa, da Casa do Ciclista.
No retorno à praça, será servido um lanche oferecido pela Prefeitura de Nova Xavantina aos participantes e em seguida uma palestra sobre o tema “A saúde da mulher” a ser proferida por um técnico da Secretaria Municipal de Saúde.
SAÚDE E PEDAL
“Praticar exercício é a melhor forma de preservar a saúde” disse Edna ao site SN e Rádio Rezende FM. “Pode ir homens, jovens, crianças, toda a população que quiser pedalar está convidada” arrematou Maria Augusta, outra coordenadora do Pedal Rosa
“É um evento beneficente, que para se inscrever basta deixar 02 kg. de alimentos não perecíveis no Auto Posto Uirapuru, Casa do Ciclista ou na Auto Escola Globo, que está nos apoiando” disse Letícia.
“Além de ajudar a APAE, é uma forma de incentivar a população a praticar esporte, que ajuda na manutenção da saúde, e o pedal é uma dessas formas” disse Deiba Rodrigues.
O principal objetivo do evento, segundo elas, é mostrar que saúde e exercício físico andam juntos, e pedalar é uma forma agradável e comunitária de praticar exercício.
Bóra pedalar, a hora é essa!
Que Belo exemplo. Espero que mais mulheres de todas as idades se juntem ao grupo. A Saúde Pública agradece pelo efeito preventivo de patologias decorrentes do sedentarismo, a está louvável iniciativa. Se morasse aí convenceria minha mulher a pedalar.