Vídeo mostra atividade garimpeira no Córrego do Antártico; MP quer Audiência Pública

MEIO AMBIENTE

0
280

Da Redação – Ezio Garcia

Um vídeo feito por uma moradora da região do Córrego do Antártico no último domingo, 11, viralizou na internet e trouxe de volta a preocupação da comunidade em relação à atividade de extração de minérios (diamante) do maior afluente do Rio das Mortes no perímetro urbano de Nova Xavantina.

A filmagem com cerca de cinco minutos de duração mostra quatro pessoas em torno de uma balsa, que serve de plataforma para mergulhadores garimparem o minério no fundo do córrego. No ato da gravação, houve uma pequena discussão entre os supostos funcionários de uma empresa de mineração que está pretendendo se instalar na cidade e a moradora.l

A empresa tem as licenças de instalação prévia e de instalação, expedidas pela SEMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente, faltando a licença de operação para poder operar no córrego.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em entrevista à imprensa feita nesta terça feira, 13, o Promotor Cível do Ministério Público de Nova Xavantina, Dr. Welinton Petroline, disse que atividade de mineração no córrego sem a licença de operação precedida da Audiência Pública é ilegal, e sujeita à apreensão dos equipamentos.

“Nós encaminhamos à SEMA um pedido com mais de mil assinaturas de membros da comunidade solicitando Audiência Pública para instalação da empresa mineradora. Pela legislação, se houver um pedido com mais de cinquenta assinatura a audiência tem que ser realizada” disse o Promotor, que está investigando a possível entrada em operação da mineradora.

A entrevista com o Promotor de Justiça da Comarca de NX, Dr. Welinton Petroline irá ao ar nesta quarta feira, 13, as 12 horas, no programa Sintonia Roncador, da Rádio Roncador FM

Acompanhe!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui