Da Redação – Ezio Garcia
O vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Nova Xavantina, João Machado, o João Bang (PSB), autor da façanha de ter devolvido durante o seu mandato R$ 860 mil dos repasses mensais enviados à Câmara para a Prefeitura realizar obras para a população; circulava feliz pelas dependências do Palácio Adiel Ribeiro da Silva durante a sessão extraordinária realizada na tarde da última terça feira, 22.
E o motivo não estava relacionado com o conteúdo da sessão, e sim, com andamento, ou melhor, o deslanchar de sua campanha para a presidência da UCEMAT – União das Câmaras Municipais do Mato Grosso, entidade que congrega 140 Câmaras e mais de 1.400 vereadores, e cuja eleição e posse do novo presidente do órgão acontecerá no próximo dia 27 de fevereiro.
CRESCE A CAMPANHA
“Tenho o apoio de 80% das Câmaras do Vale do Araguaia” disse ele, que acabara de chegar de um giro pela região do baixo Araguaia, de onde é procedente -Porto Alegre do Norte-, filho de Luis Bang (in memorian), ex-prefeito de PAN e grande liderança política da região.
Sua campanha está sendo coordenada pelo vereador Sávio Luís (PP), que tem excelente trânsito -tanto quanto ele- com deputados estaduais e federais que articulam sua candidatura, por telefone, whatsapp, mensagens, e pessoalmente com presidentes de câmaras e vereadores.
VEREADOR DA SAÚDE
Filho de políticos e com a política na veia, João Bang se notabilizou em Nova Xavantina, na região e no Estado, com repercussão em toda a mídia, através da ação de economizar e devolver para a Prefeitura R$ 860 mil -num esforço em conjunto com os demais vereadores-, para serem utilizados em obras e serviço para a população.
Com atuação voltada para área da saúde, ele é referência em Nova Xavantina para as demandas de internações urgentes em Cuiabá, traslados de pacientes por avião quando a urgência requer, redução de custos de cirurgias e procedimentos e outras ações.
Parte destes recursos devolvidos foram utilizados, a seu pedido, pelo prefeito João BAtista VAz da Suilva, o Cebola, na compra de duas ambulâncias e de materiais e equipamentos para o hospital municipal.
Sua eventual vitória à presidência da UCEMAT é vista como a possibilidade real de ampliar o leque de serviços na área da saúde que poderão ser atendidos com maior rapídez e facilidade, devido a presença física e articulação política em Cuiabá,