Ano letivo do município começa com Educação Infantil no PA Safra e reimplantação do Proerd em NX; confira

EDUCAÇÃO

0
155

Da Redação – Ezio Garcia

O ano letivo de 2019 começou com duas novidades alvissareiras na rede municipal de ensino de Nova Xavantina. A primeira é o início de uma turminha de Educação Infantil no PA Safra e a segunda, a reimplantação do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas no município.

No PA Safra, a demanda da educação infantil era antiga e vinha sendo trabalhada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agora sob o comando da Profª Nina.

São 22 (vinte e dois) alunos, com idade entre 4 a 5 anos, que começaram os estudos na Escola São João A, na Agrovila do Projeto de Assentamento Nova Canaã do Leste, antigo Banco Safra, deixando a comunidade bastante feliz, segundo a Secretária.

“Estão todos muitos felizes pois agora os pequeninos também podem ir a escola” disse Nina ao site Sintonia News na tarde desta terça feira, 12.

PROERD

Outra boa notícia confirmada pela Secretária é o início em março de novas turmas do Proerd, que volta a a ser executado em Nova Xavantina.

Reuniões neste sentido aconteceram entre a Secretária e o Comandante da Polícia Militar de Nova Xavantina, Tenente Diogo, mais o Soldado Leopoldo, da PM de Água Boa, visando a reimplantação do projeto, que já formou quatro turmas na gestão do ex-prefeito Gercino Caetano Rosa.

“Fizemos uma reunião com o comando da PM, o programa é bom, é muito importante, um trabalho preventivo, antes que as crianças se desgarrem. Uma casa não se constrói começando pelo telhado, e sim pelo alicerce” sintetizou a Secretária.

Segundo ela, o prefeito João Batista Vaz da Silva, o Cebola, já sinalizou pela reimplantação do  programa, com início confirmado de alunos da rede municipal de ensino, sendo 224 alunos do 2º ano e 206 do 5º ano do ensino fundamental, estando em estudo a possibilidade de estender o projeto para mais 135 alunos das redes estadual e particular de ensino.

O QUE É

O Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas, é um projeto da Policia Militar aplicado em todo País, em parceria com as Prefeituras, que trabalha na prevenção do uso de drogas junto aos alunos do ensino fundamental.

Os resultados são bastante palpáveis nos municípios onde foi implantado, pois é desenvolvido diretamente nas escolas, em salas de aula, formando o caráter dos alunos e preparando-os para atravessar a fase de risco de contato com as drogas.

O projeto entrega certificados, com formatura e todas as formalidades de um curso normal e se constitui numa grande ferramenta que a Polícia Militar de Mato Grosso tem usado no combate ao uso de entorpecentes, com resultados surpreendentes, segundo o Comando da PM no Estado e na região.

A entrevista com a Secretária Nina irá ao ar nesta quarta feira, 13, no programa Sintonia Roncador, que começa às 13 horas, e na quinta feira, 14, no programa Opinião Roncador, que começa às 7.00 hs da manhã, ambos na Rádio Roncador FM. Acompanhe!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui