Equipe da PRAE visita Câmpus da UNEMAT de Nova Xavantina

FORÇA TOTAL

0
348

Da Assessoria – Por Rubens Bedin *

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis inicia o ano de 2019 com novos projetos e novas ações, buscando ampliar o atendimento aos mais de 20.000 acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso.

O início do semestre letivo 2019/1 da UNEMAT contou com a realização do Projeto “Ei você aí! Que tal ajudar quem está chegando?”, proposto pela PRAE e realizado nos Câmpus. Esse projeto tem como objetivo promover a acolhida dos calouros com a apresentação de toda a estrutura física e humana à disposição dos acadêmicos em todas as unidades regionalizadas da Unemat.

Simultaneamente à execução do projeto de recepção aos calouros, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE inicia o semestre com a realização de visitas em todos os câmpus da Unemat. Para a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, professora Antônia Alves Pereira, “essas visitas tem o objetivo de aproximar a PRAE dos acadêmicos nas diversas realidades do nosso Estado”.

Em Nova Xavantina a visita contou com a presença da Assessora Técnica Administrativa Tássia Silva Carvalho, do Assistente Administrativo Dionê Pereira Souza e da Assistente Social Luzinete da Silva Magalhães, novidade na equipe da pró-reitoria, já que a PRAE não dispunha dessa profissional no seu quadro de colaboradores.

No dia 19/02, pela manhã, foi realizada uma reunião com os coordenadores de cursos, diretores do câmpus e da faculdade, os representantes dos centros acadêmicos, das EJ’s e das Atléticas. Vale lembrar que esta é a primeira vez que a PRAE realiza esse tipo de visita buscando ouvir as principais demandas dos acadêmicos espalhados pelos 13 câmpus da UNEMAT. Para a Assessora Tássia Carvalho, “ouvir as necessidades, as dificuldades dos acadêmicos, professores e gestores em cada câmpus é indispensável para identificar e buscar soluções para as questões mais urgentes”.

Além disso, a equipe visitou as duas unidades do CEU – Casa do Estudante Universitário, onde conversou com os acadêmicos e ouviu suas histórias e principais dificuldades encontradas para sua permanência na instituição. No CEU feminino, a acadêmica do 3º semestre do curso de Turismo, Célia, oriunda do Rio de Janeiro, disse à equipe da PRAE que tanto a casa do estudante quanto os auxílios ofertados são fundamentais para que o acadêmico possa permanecer e concluir sua formação na Universidade do Estado de Mato Grosso.

A noite a equipe ainda realizou uma reunião com os calouros e representantes acadêmicos no anfiteatro do câmpus. De forma dinâmica foram apresentadas a estrutura organizacional da PRAE, as várias frentes de atuação da pró-reitoria e os planos que a gestão atual pretende colocar em prática, para atender os acadêmicos em vários níveis. Indo da disponibilização de auxílios financeiros até a preocupação com a saúde física e mental dos estudantes. As demandas dos acadêmicos farão parte do diagnóstico que a PRAE busca construir. Com isso, as ações futuras poderão ser mais efetivas e, de fato, deixar de serem meras ações assistencialistas. Desejamos muito sucesso a toda a equipe da Pró-Reitoria de Asssuntos Estudantis. Começaram bem.

* Rubens Bedin é Bacharel em Turismo, Professor e Assessor de Cultura do Campus da UNEMAT de Nova Xavantina

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui