Da Redação – Ezio Garcia
Membros do projeto ambiental Rio Limpo Rio Lindo, de Nova Xavantina, reuniram-se nesta sexta feira, 12, na residência de seu coordenador, vereador e líder comunitário Valteri Araújo, o Valtinho, para discutir os detalhes do início de mais uma operação do projeto no Rio das Mortes, que se dará no mês de junho próximo.
A trabalho é fruto da parceria do projeto ambiental com Ministério Público de Nova Xavantina; Campus da Unemat de NX e a empresa Baterias Kondor.
PERÍMETRO URBANO
O roteiro estabelecido vai até comunidade da balsa de Cocalinho, à 140 km do centro de NX rio abaixo, mas a enfase desta vez será o perímetro urbano de Nova Xavantina.
O projeto prevê a retirada do lixo urbano das margens do rio, doze coletas de água em pontos urbanos de NX e no Rio das Mortes no perímetro urbano para análises laboratoriais; diagnóstico, sensibilização e educação ambiental nas comunidades (local e ribeirinhas) e levantamento do total de área plantada ao longo do rio.
A realização será em duas etapas ou viagens, a primeira agora em junho, rio abaixo, e a segunda mais para o final do ano, rio acima, até o trecho das cachoeiras, em data a ser definida.
COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE AMBIENTAIS
Todas as ações ambientais desenvolvidas pelos membros do Projeto Rio Limpo Rio Lindo desde a sua fundação, em 2005, serão realizadas nesta etapa: análise de água, coleta de lixo urbano; teatro de fantoches com tema ambiental, distribuição de cartilhas educacionais e aplicação de questionários para o levantamento sócio ambiental e econômica da região.
Segundo o coordenador Valtinho, as coletas de amostras de água para análises laboratoriais deste período em diante serão pontuais no Rio das Mortes, dentro do perímetro urbano de Nova Xavantina.