Projeto vai transformar teatro municipal em cinema; recursos são do senador Welinton Fagundes

CULTURA

0
364

Da Redação – Ezio Garcia

Na tarde desta segunda feira, 13, o prefeito João Batista Vaz da Silva, o Cebola, recebeu uma mensagem da assessoria do senador Welinton Fagundes (PR), solicitando que o Poder Executivo Municipal desenvolvesse um projeto para transformar o atual prédio do Teatro Heitor Villa Lobos -que está desativado- em sala de cinema.

AJUDA

Os recursos estão garantidos pelo senador, em verbas destinadas para este fim garimpadas pelo parlamentar em Brasília. A informação foi dada pelo prefeito Cebola em entrevista ao site Sintonia News na manhã desta terça feira, 14.

Segundo o prefeito, a cultura para sobreviver necessita de recursos federais e estaduais para a implantação de projetos e programas,  do contrário, disse ele,  “o poder público não suporta, estamos no fio da navalha para atender a saúde, educação, estradas, pontes. Já destaquei uma equipe que já está trabalhando em cima deste projeto, de transformar o teatro municipal em sala de cinema, para alocarmos os recursos junto com o senador WF”.

HISTÓRIA

O prédio do Teatro Heitor Villa Lobos é histórico, construído pelo primeiros expedicionários da Expedição Roncador Xingú, nos idos de 1944, para servir de clube de recreação dos funcionários, e assim funcionou durante décadas, o local de descanso e lazer dos Pioneiros da Marcha para o Oeste. Depois, durante décadas permaneceu desativado.

Recentemente, na administração do ex-prefeito Dr. Oswaldo Takashi Toyama, a então Secretária Municipal de Educação e Cultura, Profª Aermany Rezende o recuperou e o transformou no Teatro Municipal Heitor Villa Lobos, inaugurado naquela administração.

RESGATE

O local serviu para apresentações de diversas peças teatrais, principalmente do projeto “teatro nas escolas” com as diversas edições projeto “Mostra Estudantil de Teatro”, de autoria do produtor teatral Gilberto Freitas.

Com o término do projeto e a inexistência de novos grupos teatrais, o local voltou a ficar desativado e assim permanece, já vai para cinco anos.

Com a possibilidade de transformá-lo em sala de cinema, reacendem as esperanças culturais no município, de reviver uma arte que já foi top de linha em Nova Xavantina, nos tempos do conhecido cinema do hoje Oficial de Justiça Garcia, que marcou época no início da história comunitária cidade.

Caso o projeto se concretize, será também um resgate histórico de nossas raízes culturais.

CONFIRA

A entrevista completa com o prefeito João Bastita Vaz da Silva, o Cebola, falando sobre este e outros assuntos, como a obra do aeroporto, do novo Fórum, da reforma do hospital, da polêmica sobre o IPTU dos Idosos, da possível extensão para mais dois anos dos mandatos de prefeitos e vereadores e outros assuntos, irá ao ar no programa Sintonia Roncador desta terça feira, 13, na Rádio Roncador FM, à partir das 13 horas, não perca!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui