Da Redação – Ezio Garcia
O prefeito João Batista Vaz da Silva, o Cebola, reuniu a imprensa local na tarde desta sexta feira, 24, para falar do início da construção do novo prédio do Fórum no bairro Jardim Alvorada, cuja obra já começou.
Perguntado sobre o que pretende fazer na Praça da Biblioteca, que nesta semana apareceu com seus canteiros revirados e é uma das mais antigas da cidade -atualmente abandonada, quase que um ponto cego na urbanização da Avenida Brasil Central, no setor Xavantina; Cebola contou o que pretende fazer.
“Ali vai ficar muito bacana, vai ser o novo “point” da cidade” comentou. Segundo ele, serão restauradas as calçadas, feito novo ajardinamento; serão colocados pergolatos, uma iluminação moderna e terá internet.
“ENGENHEIRO CEBOLA”
“Vai ficar bonita, econômica e aconchegante. Vamos dar uma nova dinâmica naquela praça” disse o prefeito, adiantando que “será o local ideal para você ir com a sua família, tomar um sorvete, um açai e passar momentos agradáveis”.
“É obra do engenheiro Cebola. Em vez de gastar R$ 80, R$ 100 mil para fazer o projeto, eu gasto esse dinheiro na praça” explicou, lembrando que o planejamento de revitalização de praças e logradouros públicos que está sendo executado !”já fizemos duas belas praças no setor Nova Brasília e vamos fazer mais”) segue o fluxo de caixa da Prefeitura abastecido pelos recursos oriundos de recebimento de impostos.
“DIFERENTE”
Sobre a revitalização da Praça Hermés Jefferson de Souza, em frente ao Ginásio de Esportes, outro potencial cartão postal da cidade mas que permanece também quase como ponto cego no entorno da BR-158 não fosse a dedicada atenção dada pelo morador pioneiro da praça, Sr. Adão Gomes, que nela plantou dezenas de árvores nativas; Cebola confirmou que vai fazer, como já havia dito anteriormente matéria veiculada no site SN.
“Está planejadinha, vou fazer. O projeto está pronto, já conversei com minha equipe. Alí vai ficar uma praça “diferente”. Vai ser surpresa, não vou contar agora não” disse o prefeito.
A entrevista sobre as obras de revitalização da Praça da Biblioteca e da Praça Hermés Jefferson de Souza irá ao ar nesta segunda feira, 27, na programação jornalística da Rádio Roncador FM: às 7 horas, no programa Opinião Roncador, e às 13 horas, no programa Sintonia Roncador. Fique por dentro!
HISTÓRIA
O nome da Praça Hemés Jefferson de Souza homenageia um dos filhos dos fundadores da Sociedade Brasileira Eubiose -Professor Henrique José de Souza e sua esposa, Dona Helena Jefferson de Souza; através do projeto de lei de autoria do ex-vereador João Bosco do Nascimento, o mesmo que, quando em vida de Dona Helena, lhe concedeu o Título de Cidadã Nova Xavantinense, graças à contribuição que a SBE presta na cidade, em histórica sessão da Câmara de 13 de agosto de 1.988, em que a homenageada veio receber o Título pessoalmente e participou da sessão.
Hermés Jefferson de Souza, filho caçula do casal, residiu em Nova Xavantina durante vários anos, no início da década de 80, onde criou seus dois filhos, Ariel e Alina, hoje atualmente residentes em Brasília. Aqui, Hermés chegou a montar uma fábrica de farinha na região do PA Safra. Ele nos deixou no final de 1987.
SBE
Além de divulgar Nova Xavantina para todo o Brasil e o mundo ininterruptamente, a SBE aqui possui um de seus três únicos Templos -os outros são em São Lourenço-MG, sede da entidade, e em Itaparica-BA.
Em NX são realizadas a cada dois anos, desde 1982, a sua Convenção Bi Anual, que atrai centenas de eubiotas de todo o Brasil e permanecem durante uma semana na cidade (muitos ficam mais, compram propriedades, etc), lotando hotéis e restaurantes.
Outros eventos em outras datas são realizados pela entidade no município, que recebem grande número de participantes; além da presença ininterrupta de Irmãos e Irmãs de todo o Brasil durante todo o ano, para participar das atividades no Templo.
A última convenção bi anual, em agosto de 2018, foi aberta no Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados no dia dez de agosto, quando foi promulgado o “Dia Nacional da Eubiose” todo dia 10 de agosto, válido em todo território nacional.