Da Redação – Ezio Garcia
A vereadora Rosimeire Pazeto (PP), a única mulher eleita no atual parlamento municipal de Nova Xavantina, foi a entrevistada do programa Sintonia Roncador desta segunda feira, 27, na Rádio Roncador FM.
O tema da entrevista foi o lançamento do projeto da vereadora, “Mulheres nas políticas públicas de NX”, na verdade uma campanha, que tem o seu primeiro encontro marcado para esta sexta feira, 31, às 19.30 hs, no CCI – Centro de Convivência do Idoso, quando se dará a palestra proferida pelo Psicólogo Josemar Limberger, de Barra do Garças.
“SEMENTINHA”
“Ficaria muito feliz se conseguisse plantar esta sementinha” disse a vereadora, cujo projeto conta com apoio explícito da MM. Juíza do Forum da Comarca de NX, Drª Luciene Kelly Marciano Roos; da presidente da Assembléia Legislativa do Estado de MT, deputada Janaína Riva e da 1ª Dama do município, Edna Volf Vaz; além de dezenas de mulheres locais já visitadas.
“A reação tem sido muito boa, estamos animadas e otimistas em alavancar essa bandeira”. disse Meire.
APARTIDÁRIO
A professora e Secretária Municipal de Administração, Eloísa Leite Ramos, vai sistematizar as respostas de um questionário com 50 perguntas que está sendo aplicado às mulheres e que está disponibilizado no site da Câmara Municipal, bem como todo o projeto “Mulheres nas políticas públicas de Nova Xavantina”. Basta acessar.
A professora Agenira Walker, ex-coordenadora do Campus da Unemat local e ex-professora da FASFA também está na linha de frente do movimento, produzindo os textos, a formulação dos questionários e toda a parte escrita do projeto.
Segundo Meire, a ideia é supra partidária, e pretende realizar a inclusão das mulheres nas políticas públicas do município, em todas as esferas e em escalões do poder, e também fora dele.
LINHAS DE AÇÃO
O movimento quer focar sua linha de ação nos seguintes pontos: a) -acesso democrático das mulheres de forma consciente e igualitária nas políticas sociais; b) -formação de grupos de lideranças nos bairros; c) -formação de comissão em defesa da mulher em Nova Xavantina; c) -palestras, seminários e documentários e d) -divulgação nos meios de comunicação e redes sociais.
“Não é política partidária, não se trata de arregimentar candidatas para as próximas eleições, mas sim, de promover a participação da mulher nas políticas públicas da cidade de um modo geral; dar sua contribuição nos centos de decisão nos bairros, nas escolas, nas associações, nas igrejas, no dia a dia da cidade” explicou a vereadora.
“Me sinto meio só no meio de dez vereadores homens. Não que eu não seja bem tratada, muto pelo contrário, sou muito bem tratada por todos, mas a mulher poderia preencher mais esses espaços, poderia ter mais mulheres na nossa discussão política diária” exaltou.
SEXTA FEIRA, 31
A vereadora voltará à emissora na próxima quinta feira, 30, no programa Opinião Roncador às 7.00 horas, e na sexta feira, 31, às 9.00 horas no programa de Cerisvaldo Brito, para falar do projeto e da palestra que acontecerá à noite, às 19.30 horas, no CCI, com o psicólogo Josemar.
Haverá ônibus disponível para levar e trazer mulheres que queiram participar com o seguinte itinerário ou pontos de parada. Setor Nova Brasília: Praça Audimar Hemming (Central), Feira Coberta, Casa Mortuária e Hotel Estrela do Vale.
No setor Xavantina o ônibus fará paradas para levar e trazer participantes na Igreja Católica do Bairro Centro Oeste e em frente a Escola Deus é Amor.
Bora nessa mulherada!. O ônibus vai levar e trazer. A hora é agora, participe!