Da Redação – Ezio Garcia, com fotos de Edivaldo Celestino Barbosa.
Normalmente se contam os grandes feitos da história, tanto nos livros escolares como na cultura popular, atribuindo-se os principais papéis aos homens no desenrolar dos fatos, seus feitos de bravura e intrepidez.
“Na história da Expedição Roncador Xingú teve muitas mulheres heroínas, verdadeiras guerreiras do bem, que escreveram seus nomes na história e ajudaram a construir essa realidade” disse em relação à homenageada o Secretário Municipal do Turismo e Meio Ambiente, Edivaldo Celestino Barbosa, o Dizé, na noite desta quarta feira, 21, durante cerimônia de inauguração da placa que nomeia a então Praça Virgílio Nascimento, em Praça Vó Luíza.
UMA GRANDE MULHER
Dona Luíza Pereira dos Santos, nascida em 15 de setembro de 1909 e falecida em 03 de maio de 2006, com 96 anos, 7 filhos, 337 netos, 85 bisnetos e 27 tataranetos, é uma dessas mulheres, heroínas guerreiras que deram sustentação à construção emocional, psíquica, religiosa, familiar e outros tantos predicados da cidade de Nova Xavantina que conhecemos hoje.
Seu nome é hoje nome da tradicional praça da feira, a antiga feira do setor Xavantina, que também já foi conhecida como praça da Néca, graças ao gesto de altruísmo do ex-vereador e ex-prefeito da cidade, pioneiro e filho de pioneiro João Bosco Nascimento, que abriu mão do nome de seu pai no logradouro, para homenagear à centenária Vó Luíza, como era carinhosamente chamada.
Membros da família estiveram presentes, discursaram, outros -grande maioria, preferiram ficar calados e saboreando a cerimônia, sentados na praça, ou tocando violão e cantando, e conversando, sobre a Vó Luíza. Cada um dos oradores falou carinhosamente da pioneira: Vice Prefeito Ney Welinton representando o prefeito municipal, que está de viagem á Cuiabá; vereadores Dr. Eduardo, Valtinho e Sávio Luíz, imprensa local e familiares.
QUEM FOI
Pela família falou Dr. Wande Alves Diniz, um dos 85 bisnetos, graças ao seu casamento com a bisneta Cleydiane. Também falaram amigos e convidados. O tom era de aconchego e descontração, carinho, história,família…como era Vó Luíza, na novíssima praça que hoje ocupa todo o espaço da área, construída com recursos de menda do ex-deputado federal Homero Pereira, à pedido da ex-vereadora Adelcimeire Bispo Sirqueria, a Néca, executada na gestão do ex-prefeito Gercino Caetano Rosa.
O Secretário Dizé leu um depoimento contando toda a história de Vó Luíza, abaixo reproduzido. Uma fotografia do caráter e da força interior desta heroína de nossa história. Estão de parabéns todos os que contribuíram para que o seu trabalho pudesse ser eternizado dando seu nome à praça.
A Justiça tarda mas não falha.
337 netos..os 07 filhos em média teriam que ter tido 47 a 48 filhos….procede?