Fluoretação da água divide opiniões na AP realizada na Câmara Municipal; decisão sai em 30 dias

SAÚDE PÚBLICA

0
173

Da Redação – Ezio Garcia

A audiência pública realizada na noite desta quinta feira, 24, no plenário da Câmara Municipal de Nova Xavantina, para saber da necessidade ou não da fluoretação da água consumida pela população, dividiu as opiniões sobre o tema.

Solicitada e conduzida pelo Promotor Cível do Ministério Público da Comarca, Dr. Welinton Petrolini Molitor, a audiência contou com a presença do Procurador do MP do Estado, Dr. Edmilson da Costa Pereira; do proprietário Sr. José Vidal e funcionários da empresa SETAE – Serviço de Tratamento de Água e Esgosto, concessionária do serviço de abastecimento de água de NX; professores do Campus da Unemat-NX; odontólogos da cidade, imprensa, médicos e funcionários da rede municipal de saúde, vereadores,  o vice prefeito Ney Welinton representando o prefeito Cebola em viagem à Cuiabá, e demais interessados.

DIVIDIU OPINIÕES

O tema dividiu as opiniões. Defendida principalmente pelos odontólogos, por auxiliar no combate às cáries, a proposta foi rejeitada por funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, que em relatório, se posicionou contra a fluoretação.

Das discussões e apresentações feitas pelos participantes, dois pontos ficaram claros à favor e contra à nova composição da água, que poderiam ser assim resumidos: 1- A aplicação do fluor em dosagem  permitida por lei -de 0,005 à 0,008 mg por kg de peso (medida que seria transformada em litros) seria benéfica para a saúde bucal, posição defendida pelos odontólogos à favor da fluoretação,  ficando ainda a dúvida sobre a quantidade de água que cada pessoa ingere pessoalmente.

2 – Certos alimentos, como o arroz e feijão da cesta básica, já contém fluor, que é um produto natural, e quando cozidos ou preparados com água fluoretada, potencializa o fluor que vai para o organismo a níveis indesejáveis causadores do câncer e outras doenças, posição defendida por funcionários da Secretaria Municipal da Saúde, contra a fluoretação da água.

“Se as crianças não escovarem os dentes terão cáries da mesma forma, prefiro educar meus filhos a ter que consumir água fluoretada” disse a Dr. Jéssica Caetano, da rede municipal de saúde.

TRINTA DIAS

Ao final dos trabalhos, que duraram aproximadamente três horas, Dr. Welinton admitiu que o tema dividiu as opiniões “com ligeira vantagem para os que são favor”  avaliou. Segundo ele, os objetivos da audiência foram atingidos que eram ouvir a população e aprofundar a discussão. “Agora temos trinta dias para fazer a ata da reunião e sentar com as partes -município e concessionária- para tomarmos a decisão” avisou.

Entrevistas com com o Promotor de Justiça Dr. Welinton Petroline e com o Procurador de Justiça do Estado, Dr. Edmílson da Costa Pereira, sobre os resultados da audiência irão ao ar no programa Rezende Notícias desta sexta feira, 25, no programa Rezende Notícias, que começa às 12 horas, na Rádio Rezende FM. Fique por dentro!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui