Da Redação – Ezio Garcia
Pela primeira vez de forma pública e oficial, o prefeito João Batista Vaz da Silva, o Cebola, admitiu em entrevista ao programa Rezende Notícias desta terça feira, 22, que pode sim ser candidato á deputado estadual em 2022.
Ao ser perguntado se, após 01 de janeiro de 2021, haveria a possibilidade de atender ao pedido de setores da sociedade, como dos Pioneiros -que já manifestaram publicamente esse desejo- de vê-lo disputando uma cadeira no legislativo estadual mato grossense, representando Nova Xavantina e região, o prefeito respondeu: “É uma possibilidade, porquê não?”.
E prosseguiu: “Muitas pessoas me procuram e falam nisso, pedem para eu ser candidato, eu não vejo problema nenhum, poderia sim perfeitamente continuar colaborando com o nosso município e região, se nosso grupo político achar que esse é o caminho”.
NAS PEGADAS DE FREDERICO
Sua candidatura, se vir a se concretizar, cumpre um enredo iniciado em Nova Xavantina com a candidatura e eleição do saudoso José Frederico Fernandes, deputado estadual suplente que assumiu a cadeira por dois anos no mandato 1990/1994, sob o comando do governador Jaime Campos. É desta época a obra da Linha de Transmissão de Energia, que libertou Nova Xavantina e Água Boa dos malfadados racionamentos de energia.
Naquele pleito, o “Touro Branco” como era chamado, conseguiu a sua eleição trabalhando intensamente em cinco municípios da região fora Nova Xavantina: Água Boa, Campinápolis, Canarana, Ribeirão Cascalheira e São Félix do Araguaia.
O protagonismo politico do atual prefeito de Nova Xavantina, hoje um nome de destaque no cenário político regional do Vale do Araguaia, tanto quanto Frederico o foi no cenário político de 1990, quando tinha acabado de eleger seu sucessor, Dr. Oswaldo Takashi Toyama, pode levá-lo à mesma conquista.
OBRAS
No programa o Cebola falou das obras de sua administração em andamento, sobre a reforma no hospital municipal, que atualmente sofre com as chuvas, pois o telhado aguarda a finalização do processo de licitação para a troca; da revitalização da Praça Iris Dias de Paula no setor Xavantina; a construção do novo prédio do Fórum, que segue acelerada; de novos trechos de asfalto nas agrovilas do Cachoeira e PA Rancho Amigo, do andamento burocrático dentro do previsto da obra de iluminação da travessia urbana e outras obras.