Com novo horário e transporte escolar rodando 4.000 km/dia; aulas na rede municipal de ensino voltam dia 3

TODOS PELA EDUCAÇÃO

0
358

Da Redação -Ezio Garcia

Desde o último dia 15, começaram as atividades de volta às aulas no ano letivo de 2020 na rede municipal de ensino de Nova Xavantina. Em entrevista à Rádio Rezende FM e site Sintonia News na manhã desta segunda feira, 27, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Profª Nina, informou que as atividades começaram com a palestra proferida por profissionais do CAPS -Centro de Atendimento Psicossocial, sobre saúde mental, dentro da programação do “janeiro branco” desenvolvida em todo País.

No dia 16 aconteceram as atribuições dos professores da rede -efetivos e seletivos- e no dia 17 aconteceu a abertura do Encontro Pedagógico, que se estendeu até o dia 25, com oficinas ministradas pelo Professor Renô, de Santa Catarina, que nestes cinco dias trabalhou na capacitação dos profissionais da educação para o trabalho em 2020.

Nesta segunda feira, 27 e até o dia 29, os párocos municipais estão reunidos na Escola Monteiro Lobato, para realizarem o planejamento anual unificado, que visa manter o mesmo conteúdo de ensino em todas as escolas na rede.

MUDANÇA DE HORÁRIO

E no próximo dia 03, começam as aulas efetivamente, este ano e daqui para frente, em novo horário: das 7.30 às 11.30 e das 13.30 às 17.30 horas.

“Esta mudança vem sendo preparada desde o ano passado, devido às rotas de transporte da nossa rede, tem crianças que chegam a acordar às três horas da madrugada para poder chegar na escola às 7.00 horas. Sempre havia atrasos,e as crianças chegam com sono ainda e prejudicam o processo de aprendizado. Reunimos com os professores, com as comissões, com o Ministério Público, e com a aval de todos, passamos para entrada às 7.30 horas, pois meia hora de sono vale muito para a criança” explicou a Secretária.

A chefe da Divisão de Transporte Escolar da Secretaria, servidora Carla Beatriz, explicou que a Prefeitura de Nova Xavantina mantém 27 linhas do transporte escolar operando, sendo 20 terceirizadas e 07 da Prefeitura, estas percorrem no total, 3.900 km todos os dias nas estradas do município, para atender a demanda.

As linhas são licitadas todos os anos, há uma vitoria anual nos veículos, e o pagamento é feito por km rodado, mediante um controle de frequência mantido nas escolas.

PIAUS E VALE DA SERRA

A Secretária Nina explicou a desativação dos prédios das escolas do PA Piau e da região do Vale da Serra, cujos alunos agora são transportados para as escolas perímetro urbano, principalmente a Escola Monteiro Lobato.

Segundo ela, a portaria da Secretaria do Estado de Educação, que rege o sistema de ensino das Prefeituras, determina que para abertura de uma sala de aula é necessário um mínimo de 17 alunos por turma. No Piau por exemplo, havia 20 alunos somando do 1º ao 9º ano o mesmo acontecendo no Vale da Serra e Rancho Amigo.

O fato, além de gerar uma baixa qualidade de ensino, pois ficam todos numa mesma sala tendo que absorver conteúdos diferentes, entra em desacordo com as normas vigentes. Daí a desativação dos prédios e transporte dos alunos para o perímetro urbano. “Ninguém está fora da sala de aula” garantiu Nina.

A entrevista na íntegra feita com a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Profª Nina e com a Chefe da Divisão do Transporte Escolar da Secretaria, Carla Beatriz, irá ao ar nesta terça feira, 28, no programa Rezende Notícías, que começa às 12 horas, na Rádio Rezende FM.

Fique por dentro!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui