Da Redação – Ezio Garcia
O prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz da Silva, o Cebola, editou decreto na tarde desta terça feira, 17, que dispõe de medidas protetivas contra a propagação do novo coronavírus (Covid-19) , entre elas, a criação de um comitê de enfrentamento da doença.
O município tem um caso suspeito nas estatísticas oficiais, aguardando a contra prova do Instituto Adolfo Lux, em SP, cujo resultado sai em três dias úteis, segundo informações de membros do comitê, em entrevista a Rádio Rezende FM nesta terça feira.
O comitê é formado por médicos e por profissionais de saúde na área de Atenção Básica (UBSs) e epidemiologia, e vai atuar especificamente no combate à doença.
Ele investiga dois outros casos ainda não estão enquadrados como suspeitos, que aguardam resultados de exames preliminares.
ENFRENTAMENTO
Além de criar o comitê, que pode ser acionado diretamente pela população através de dois telefones disponibilizados, o decreto nº 3.725 de 17 de março publicado nesta tarde suspende aulas,eventos, shows e qualquer tipo de aglomerações no âmbito do município.
As principais medidas adotadas são:
- Suspender a realização de eventos e shows em locais abertos ou fechados, de qualquer natureza, inclusive aniversários;
- Suspender as atividades no Centro de Convivência do Idoso;
- Disponibilizar leitos exclusivos para pacientes contaminados com o COVID-19;
- Recomendou que idosos não não se dirijam ao hospital e UBS;
- Suspender as cirurgias eletivas por tempo indeterminado;
- Limitar as visitas hospitalares apenas para uma pessoa no período da tarde;
- Recomendar que bares, lanchonetes, restaurantes e similares suspendam os eventos;
- Recomendar que as igrejas suspendas as celebrações;
- SUSPENSÃO DAS AULAS a partir de quarta-feira, 18 de março
- COMO FUNCIONA?
A Prefeitura disponibilizou os telefones 66 3438-3392 e o numero de celular 66 98430-0263, para as pessoas com sintomas do coronavírus ligar, antes de ir ao hospital, buscando evitar o congestionamento no sistema público de saúde.
Uma vez recebida a ligação, a equipe médica se desloca até a residência do paciente para a checagem inicial. Foi dessa forma que foi detectado o primeiro caso suspeito no município.
Veja na íntegra o decreto: