Prefeito aumenta flexibilização, fecha pontos turísticos e dobra fiscalização em NX

CORONAVÍRUS

0
416

Da Redação – Ezio Garcia

Em novo decreto municipal -nº 3.743/2020, de 17 de abril- o prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz da Silva, o Cebola, flexibilizou ainda mais o comércio local, aumentando o número de atividades liberadas para o trabalho; manteve outras paralisadas, fechou acessos á pontos turísticos centrais da cidade e prometeu dobrar a fiscalização sobre eventuais infratores das normas de prevenção e isolamento social recomendadas pelas organizações de saúde (MS e OMS) para conter o contágio  através do vírus Covid-19, o coronavírus.

Bares, restaurantes, lanchonetes, espetinhos, academias de ginástica, diversas atividades de estabelecimentos comerciais (ver decreto abaixo), transporte por moto taxi e unidades celulares religiosas estão liberadas para o funcionamento, desde que cumpram as regras do isolamento e prevenção da pandemia contidas e explicadas no decreto.

Continuam suspensas as aulas em todos os níveis e estabelecimentos de ensino do município; as casas noturnas, boates e similares, shows artísticos de qualquer espécie e para qualquer fim; o funcionamento do porto de embarque e desembarque de canoas -ou seja, a utilização do Rio das Mortes para fins turísticos-, bem como está vedado o acesso às praias, ao piscinão público do complexo balneário e continua suspensa a realização da feira livre aos domingos.

NORMAS

As aglomerações estão proibidas em qualquer ponto ou horário,  bem como o uso da máscara passou a ser obrigatório em todo o Estado, desde o último dia 13, devido a lei estadual sancionada pelo governador Mauro Mendes.

Falando ao programa Rezende Notícias nesta sexta feira, 17, o prefeito Cebola, ao anunciar as medidas, disse que a sua gestão vai intensificar fiscalização para coibir os descumpridores da normas. O decreto cita o Código Penas Brasileiro, que prevê prisão de até um ano para quem descumprir normas que possam propagar doenças.

“Nós vamos flexibilizar, mas em compensação vamos dobrar a fiscalização, pois é preciso que cada um faça o seu papel; ajude o poder público à conter a pandemia. Contamos com a colaboração e compreensão de todos neste momento singular que estamos passando” disse o prefeito.

Veja o decreto, os pontos de acessos fechados, e o prefeito Cebola na entrevista:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui