Da Redação – Ezio Garcia
Uma reunião acontecida na tarde desta segunda feira, 27, no anfiteatro do Campus da Unemat de Nova Xavantina, tratou da elaboração de um plano para coleta de lixo seletivo na cidade, tendo em vista a implantação e entrada em funcionamento prevista para ainda este ano, do aterro sanitário que vai atender nove município da região do médio Araguaia, inclusive Nova Xavantina.
O aterro já está pronto e concluído suas instalações, na cidade de Água Boa, sede do CODEMA – Consórcio de Desenvolvimento do Médio Araguaia, entidade que congrega os nove municípios da região e que está gerindo o seu funcionamento.
O Secretário Executivo do órgão, Deiwis Schindler, esteve presente na reunião, que contou com as presenças do prefeito João Batista Vaz da Silva, o Cebola; do presidente da Câmara Municipal, vereador Cezinha, do empresário do setor de lixo reciclável local, Sr. Jamil Muniz e de professores da Unemat dos cursos de Biologia, Agronomia e Engenharia Civil.
O FIM DOS LIXÕES
O aterro foi construído atendendo às necessidades dos municípios consorciados de construírem cada qual o seu aterro sanitário, conforme determina o Ministério Público, ficando a solução coletiva -um só para todos os nove municípios- a mais viável economicamente.
A obra já possui as Licenças Ambientais Prévia e de Instalação expedidas, faltando apenas a emissão da Licença de Operação para entrar em funcionamento, o que se aguarda para dentro de noventa dias, ou seja, o aterro entra em funcionamento ainda durante este ano de 2020.
Daí a necessidade dos municípios formularem seus planos de coleta do lixo seletivo ou reciclável, que envolve uma ampla campanha de educação ambiental da população, que vai ter que acondicionar seu lixo doméstico em no mínimo dois sacos plásticos: o lixo orgânico comum, de cozinha, e o lixo reciclável -este dividido em várias categorias: garrafas pet, latas de cerveja, etc.
COMO VAI FUNCIONAR
A operacionalização do aterro será feito por empresa terceirizada ou por uma associação para este fim criada pelos municípios beneficiados. Haverá, em Nova Xavantina, uma estação de transbordo, que é o local onde será separado o lixo, antes de seguir para o aterro em Água Boa, algo como o atual ecoponto criado pelo município para receber pneus velhos.
Professores e o corpo técnico do Campus da Unemat de Nova Xavantina estão colaborando com a formulação do plano básico de coleta, em parceria com a Prefeitura. Como forma de comparação e de ilustração, a Profª Giordana, do curso de Ciências Biológicas, fez uma ampla explanação do plano de coleta lixo seletivo realizada na cidade goiana de Jataí, do qual participou.
O aterro sanitário é uma forma mais moderna, científica e ecológica de se tratar com o lixo produzido pelas sociedades, pois evita a contaminação dos lençóis freáticos, das águas e do ar, o que é um problema de dimensões mundiais. Os atuais lixões estão condenados pelo seu alto grau de contaminação ambiental.
Entrevistas sobre o assunto com o prefeito Cebola, Secretário do Codema, Deiwis Schindler e com o empresário Jamil irão ao ar nesta terça feira, 28, no programa Rezende Notícias, que começa às 12 horas na Rádio Rezende FM.
Acompanhe, fique por dentro, participe!
Mto bom! Nosso município em parceria com a UNEMAT na coleta seletiva do lixo, vai ser ótimo, pois podemos contar com a experiência dos professores para implantar, agilizar e orientar os munícipes nesse processo.