Da Redação – Ezio Garcia
Assunto que tem passado despercebido na grande mídia e também nas locais e regionais, o encerramento da janela de transferência de partidos de vereadores e de candidatos à vereador que pretendem disputar as eleições municipais deste ano, pode dar uma ideia de como será o cenário eleitoral para a disputa aos cargos majoritários.
Em Nova Xavantina, a Câmara Municipal dispõe de onze cadeiras, onze edis, os quais, após o fechamento do prazo para mudança de partidos, ficaram assim distribuídos:
Dos onze parlamentares, dois não serão candidatos à reeleição e ficaram em suas respectivas siglas: Edilson Caetano (PSD) e Pedro Breitemback (PDT).
A DANÇA DOS PARTIDOS
O vereador João Bang (PSB), pré candidato à prefeito, permaneceu em sua sigla e disputará o cargo majoritário concorrendo pelo Partido Socialista Brasileiro.
Também os vereadores Fernandinho Souza (PSD) e Luizmar Bernardes (PSD) permaneceram em suas siglas e estarão em campo solicitando votos para sí e para sua pré candidata a prefeita, a empresária Carla Santini (PSD).
Já a vereadora Rosimeire Pazeto (PP) e o vereador Elias Bueno (PSDB), saltaram ambos para o PL, e também estão no páreo da reeleição, apoiando a pré candidata à prefeita, ex-primeira dama Vanusa Pazeto (DEM), cuja pré candidatura tem no rol de partidos apoiadores o Partido Liberal (PL).
LÁ E CÁ
Mudanças também houveram nas filiações de vereadores cujos partidos estão no rol de partidos que apoiam a pré candidatura da empresária Carla Santini (PSD).
O presidente da Câmara, vereador Paulo Cezar Trindade, o Cezinha, saiu do PTB e passou o PSD, o mesmo acontecendo com o vereador Dr. Eduardo Ribeiro da Silva, que deixou o DEM e filiou-se também no PSD.
Situação idêntica à dos vereadores Valteri Araújo (DEM) e Sávio Luís Farias Rodrigues (PP).
Valtinho filiou-se no PODEMOS e Sávio no MDB -partido do vice prefeito Ney Welinton e que, assim como o PODEMOS -que tem em seus quadros o vereador suplente Jubinha-, estão no arco de alianças partidárias que apoiam a pré candidatura do PSD.
Assim, dos oito vereadores que estarão na disputa, seis apoiam a pré candidata do PSD e dois apoiam a pré candidata do DEM.
Estamos tentando obter a lista completa de filiados de todos os partidos, para apresentarmos ao público leitor (a) o leque de opções para votar nas eleições municipais deste ano. Fique sabendo!.
Atualização: 21hs.31′. Corrigindo: o vereador Cezinha, presidente da Câmara, saiu do Parido Trabalhista Brasileiro (PTB) e foi para o PSD, e não do Partido Socialista Brasileiro (PSB) como fora noticiado.