Da Redação – Ezio Garcia
Um contato por whasaap mantido na manhã desta segunda feira, 20, pelo ex-presidente da Aprosoja-MT e atual presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de NX, Endrigo Dalcin, e o Ministro da Infra Estrutura do governo federal, Tarcísio de Freitas, traz novos ventos para o agronegócio da região do Vale do Araguaia e do Estado de Mato Grosso, que é a construção da FICO – Ferrovia de Integração do Centro Oeste, com início das obras previstas para 2021.
Na mensagem, reproduzida na íntegra no final da matéria matéria, Endrigo elogia o trabalho do ministro e observa que agora “só falta a FICO”, e este responde que o acórdão entre as partes (renovação da concessão da Vale na ferrovia do Carajás, cujo dinheiro a ser pago pela empresa na nova concessão vai ser aplicado na construção da FICO); será publicado entre um mês e mês e meio, e o contrato da execução da obra assinado entre setembro e outubro próximos. E ministro conclui: “Em 2021 teremos obras da FICO”.
SONHO
Começa a se concretizar de fato um sonho dos produtores de toda a região do Vale do Araguaia e do Estado, que é o Estado campeão de produção de soja no País, que por sua vez, é o maior produtor de soja do mundo pela segunda safra consecutiva, superando os Estados Unidos.
Segundo Endrigo, o projeto foi alterado e saírá agora da cidade de Mara Rosa (GO), entrando em solo mato-grossense por Cocalinho e chegando até Água Boa, num trecho de 383 km, que é o que será construído nesta etapa, ficando a etapa final, até Lucas do Rio Verde, para ser feito em seguida.
A concretização da obra tornará a região do Vale do Araguaia muito mais competitiva e aberta para aumento plantio e de novos negócios, em toda a cadeia do agronegócio. A região responde atualmente por cerca de 20 % da produção de soja do Estado -cerca de 6 milhões de toneladas, num total de 34 milhões produzida no Estado- mas com previsão de crescimento de no mínimo mais 3 milhões de toneladas, em virtude de possuir terras disponíveis para agricultura.
“E sem derrubar uma árvore” diz Endrigo, já que o plantio se dá em terras já utilizadas pela pecuária.
A entrevista com Endrigo Dalcin sobre a FICO e o agronegócio mato-grossense irá ao ar no programa Rezende Notícias desta terça feira, 26, que começa às 12 horas na Rádio Rezende FM. Fique por dentro!.