Da Redação – Ezio Garcia
Situada no centro do setor Nova Brasília, no prédio da antiga empresa Dalcin Planejamentos, na Av. Campo Grande, a futura nova biblioteca pública municipal vai inaugurar um novo espaço cultural em Nova Xavantina.
Transferida do antigo prédio do setor Xavantina -agora transformado em arquivo morto da Prefeitura- o empreendimento terá doze computadores, sala de reuniões com cinquenta assentos, sala para o atendimento da psicóloga do município, Drª Lucinete e todo o acervo de livros atualizado, com novas aquisições e descarte dos inutilizados.
As informações foram dadas pela Secretária Municipal de Educação e Cultura, Profª Nina, em entrevista ao programa Rezende Notícias desta quarta feira, 29.
Segundo ela, a iniciativa da implantação partiu de uma exigência da Divisão de Bibliotecas da Secretaria Estadual da Cultura, que monitora as condições das bibliotecas de todo o Estado, e pressionava a SEMEC para a transferência de local do órgão, cujas dependências já estavam sendo utilizadas para o arquivo morto.
“Após vários pedidos de nossa parte ao prefeito Cebola para que nos autorizasse a proceder a mudança, ele concordou, procuramos um prédio na cidade, e após algumas tentativas frustradas em outros locais, conseguimos acertar com o proprietário do prédio da Av. Campo Grande, no centro, que atende às nossas necessidades” disse a Secretária.
Uma comissão foi formada para acompanhar a transferência e implantação, com representantes da Câmara Municipal, da Prefeitura e de usuários da biblioteca, que está participando do processo de descarte de livros inutilizáveis e catalogação dos novos.
Segundo ela, a obra estará pronta para inauguração dentro de aproximadamente 60 dias.