Da Redação – Ezio Garcia
Ele é irmão do saudoso Sr. Salomão Gomes, já falecido, líder espiritual da numerosa e pioneira família Gomes, moradores do município desde 1950 (Sr. Salomão chegou antes, em 1948) e dela fazem parte e são seus irmãos os senhores Gomes -Adão, João, Antonio e dona Délia- todos vivos, além de filhos, filhas, sobrinhos, netos e bisnetos.
Manoel Alves de Souza, o Manezin como é conhecido, hoje com 74 anos, foi o único dos irmãos que seguiu a carreira do magistério, o primeiro professor do município, que fundou a primeira escola particular, antes da implantação da primeira escola pública em NX, no prédio onde hoje é o DMER.
Sua história, seus feitos e realizações ao longo de sua história foram objetos de monografia de conclusão de curso sobre a Expedição Roncador Xingú, defendida em Cuiabá, abaixo reproduzida.
Relida para o site Sintonia News na tarde deste sábado, 24, a monografia -feita na base de pergunta e resposta do entrevistado- ressalta o pioneirismo de Manezin na fundação do setor Nova Brasília, na década de 60, cujo desenvolvimento deu impulso ao desenvolvimento da então pacata vida militar da Vila Xavantina, do outro lado do rio, iniciando um processo que terminou na criação do município de Nova Xavantina, unindo os dois setores da cidade.
A HISTÓRIA
Tudo começou quando ele e seu irmão, Adão Gomes, depois de tocarem um comércio no hoje bairro Boa Vista, antigo Rua da Palha Velha, resolveram atravessar o rio e abrir um comércio no local que na época era apenas um projeto de implantação. Segundo Manezin, os irmãos queriam acelerar o processo e provocar o desenvolvimento. “Eram só cinco comércios no setor naquela época” contou, um dos quais, o “Hotel do Joaquim Brito”.
Além da primeira escola, que fundou porque “não tinha nenhum evento no povoado, nem projeção, nada”; construiu junto com o companheiro Zr. Zuza, já falecido, e seus filhos, o primeiro campo de futebol, nas imediações do hoje Supermercado Singos. “Eles gostavam muito de futebol, todos eram atletas, então construímos o campo na base do machado e enxadão”.
HOSPITAL NOVA BRASÍLIA
E foi de um hotel de sua propriedade, que saiu o lendário Hospital Nova Brasília, prédio que alugou e depois vendeu para “um fazendeiro lá da Serrinha, Sr. Lauriston Vieira, pai do Dr. Aílton Vieira de Rezende”.
Ele que já tinha dado o nome ao distrito, de Nova Brasília, também deu o nome ao futuro hospital, de “Nova Brasília”, segundo ele, para divulgar o nome da cidade.
O BAIRRO TONETO
Na verdade, distrito, que nasceu após uma visita sua ao então prefeito de Barra do Garças, Ladislau Cristino Cortes, o popular Lalau, já falecido, que era casado com uma prima de Manezin, Regina.
“Eu fui pedir a ele que fundasse uma escola pública, pois eu já não estava dando conta de dar aula para tanto aluno, tinha 48 alunos. Ele me disse: então eu vou chamar um amigo meu que tem uma fazenda lá para doar um pedaço de terra para fundarmos o perímetro urbano”.
Esse amigo era Alfredo Toneto, que cedeu a área do hoje bairro Toneto, o mais populoso do município, e assim nascia o distrito.
Manezin foi o primeiro candidato a deputado estadual por Nova Xavantina, na eleição de 1978, tendo alcançado a segunda suplência.
A entrevista completa com Manoel Alves de Souza, o Manezin, sobre a fundação do setor Nova Brasília, será exibida nesta terça feira, 27, no programa Rezende Notícias, que começa às 12 horas, na Rádio Rezende FM. Fique por dentro!