Da Redação – Ezio Garcia
Um incidente que quase se transforma numa tragédia aconteceu na noite desta quinta feira, 29, na reunião da coligação 40 – Unidos por Nova Xavantina – realizada no bairro Centro Oeste, setor Xavantina.
O candidato majoritário da coligação, João Bang, já havia encerrado seu pronunciamento, quando um grupo postado estrategicamente na esquina acima, que soltava foguetes durante toda a reunião -provavelmente para incriminar o adversário já que a prática é considerada crime eleitoral-; soltou um rojão cujo artefato se dividiu em dois e um dos fogos atingiu o público, que voltava para casa.
Duas pessoas ficaram feridas, uma com a filha de um ano nos braços: o candidato à vereador Essione Barreto, e o morador conhecido por Mano, filho do Sr. Hilário, que estava com a filha de no colo. Por sorte, só os adultos se feriram, foram encaminhados para o Hospital Municipal, medicados e liberados.
Já o grupo, segundo testemunhas, ligado à candidatos de oposição à coligação 40, teve dois de seus membros presos pela guarnição da Polícia Militar que já havia estado no local em ronda preventiva; o boletim de ocorrência foi lavrado, e os detidos encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil local para as providências de praxe. Ambos são menores.
No momento do fechamento da matéria, eles continuavam detidos aguardando o desfecho do caso dado pela autoridade policial. Segundo o policial civil de plantão, eles deverão ser liberados, por tratar-se de algo “corriqueiro” em campanha, e por serem menores.
A REUNIÃO
Com a presença do prefeito João Batista Vaz da Silva, o Cebola, do candidato á prefeito João Bang, do candidato a vice, Pedro Neto e dos candidatos a vereador e vereadora da coligação 40, a reunião aconteceu no bairro Centro Oeste, o mais populoso do setor Xavantina e ferrenhamente disputado pelos candidatos majoritários que disputam a eleição para a Prefeitura de Nova Xavantina.
Um grande público compareceu, lotando ruas e avenidas do bairro, com carros e motos estacionados ao longo dos logradouros.
Pelos bares adjacentes ao local da reunião, simpatizantes da coligação contrária -candidatos à vereador e seguidores- se infiltraram entre os presentes, e de ponto estratégicos soltavam rojões, até que um rojão atingiu o público, no final da reunião.
O candidato João Bang manifestou-se em vídeo logo após o episódio, lamentando profundamente o acontecido, “que poderia ter se transformado numa tragédia”, e pediu para os adversários que “façam uma campanha em paz”, reafirmando que a ação não partiu de seus correligionários.
(anexando fotos)