Da Redação – Ezio Garcia
A Justiça Eleitoral de Nova Xavantina, na pessoa do Exmº Juiz Dr. Carlos Eduardo Moraes e Silva, determinou que fosse notificados os candidatos majoritários da coligação “Mais Saúde, Emprego e Desenvolvimento”, Vanusa Pazetto e Pastor Divino Elias, para, no prazo de cinco dias, apresentar defesa sobre a denúncia de prática de abuso de poder econômico e religioso, contida na ação impetrada pelos advogados Matheus Correia Pontes e José Gerivan Evangelista, acatada pelo Magistrado.
Na Ação, os impetrantes sustentam que no último dia 12 de setembro, após a realização da convenção partidária que aprovou os nomes dos dois candidatos majoritários, ambos se dirigiram à um culto religioso realizado na Igreja Assembléia de Deus – Ministério Comadesma, em companhia do ex-prefeito Robison Aparecido Pazetto, e lá, diante dos fiéis, o candidato à vice prefeito da coligação, Pastor Divino Elias, teria solicitado ao ex-prefeito, a realização de show gospel “de expressão nacional” para a comunidade evangélica, no que o ex-prefeito teria respondido: “quantos o Sr. quer?”.
COMO FOI
Os diálogos constam dos autos do processo, em trecho que reproduzimos à seguir:
“No dia 12/09/2020, após a convenção partidária dos partidos DEM, PTB, MDB, PP, PSL, PC do B, PL, PSDB que escolheram VANUSA CELESTINO NASCIMENTO PAZETTO e DIVINO ELIAS FRANCISCO, como candidatos a prefeita e vice-prefeito, respectivamente, pelo município de Nova Xavantina, durante culto religioso aberto realizado nas dependências da Igreja Assembleia de Deus Ministério Comadesma, na presença de fiéis, convidados e da candidata supramencionada, bem como, do seu esposo, ROBISON APARECIDO PAZETTO, o Sr. DIVINO ELIAS FRANCISCO, candidato a vice-prefeito, ao fazer pronunciamento na frente religiosa ali formada, incorreu em práticas típicas de abuso de poder, promessas indevidas e pedido implícito de votos ao proferir o seguinte discurso:
“HÁ UMA COISA QUE O POVO DE DEUS NÃO ABRE MÃO, A PREFEITA, É A HONESTIDADE, HÁ UMA COISA QUE O POVO DE DEUS NÃO ABRE MÃO, É RESPEITAR E TRATAR O POVO DE DEUS COMO A MENINA DOS OLHOS DO SENHOR, E ELE (ROBISON PAZETTO) SEMPRE TEM FEITO ISSO E VAI FAZER. OUTRA COISA QUE EU DISSE, NÓS TEMOS O COSTUME AQUI DE TER UM SHOW, UM SHOW GOSPEL DE QUALIDADE NACIONAL, E ELE (ROBISON PAZETTO) DISSE, PASTOR, QUANTOS O SENHOR QUER? PORQUE É UM HOMEM DE PALAVRA E É POR ISSO QUE EU ESTOU DO LADO DELES, DEUS ABENÇOE A TODOS, FELICIDADES PRA VOCÊS, E O PRAZER E O PRIVILÉGIO DE ESTAR AQUI PELA PRIMEIRA VEZ”…
Conforme consta no processo, o Cartório Eleitoral da 26ª Zona Eleitoral de Nova Xavantina notificou os candidatos citados via email no último dia 01, portanto, o prazo legal para a apresentação da defesa se encerra no próximo dia 06.
TROCA DE PASTORES
Por outro lado, em comunicado oficial, a Igreja Assembléia de Deus – Ministério Madureira, presidida pelo Pastor Divino Elias, informou a troca de Pastores em todas as igrejas da instituição no município, bem como a data das respectivas posses, que coincidem com o período da reta final da campanha eleitoral. Eis o comunicado:
“Paz do Senhor. Senhores (as) ministros, o nosso Pastor Divino Elias pede para informar a todos que hoje em reunião extraordinária ficou decidido as seguintes transferências conforme relação abaixo:
PA Safra – Pr. Jeferson Santana
Setor Xavantina – Pr. João João de Paula Júnior
Centro Oeste – Pr. Benedito Neto
Mário Henry – Ev. Marcos Vinicius
Montes Claros – Pr. Vilmar Rosa
DATA DAS POSSES:
Dia 04/11 – Quarta Feira – PA Safra
Dia 05/11 – Quinta Feira – Montes Claros
Dia 06/11 – Sexta feira – Centro Oeste
Dia 07/11 – Sábado – Setor Xavantina
Dia 08/11 – Domingo – Mário Henry”.