Da Redação – Ezio Garcia
Tradição das campanhas eleitorais em Nova Xavantina e no Vale do Araguaia, as carreatas coordenadas pelos comitês dos candidatos majoritários realizadas às vésperas do dia do pleito, costumam ser um indicativo seguro para o eleitor ainda indeciso, a formar uma ideia sobre quem está realmente forte na disputa, com chances de vitória ou não.
Pelo número de carros e de eleitores e eleitoras envolvidos, em sua passagem pelas ruas e avenidas da cidade, o público tem uma noção precisa da situação real dos candidatos na disputa majoritária, o que, segundo os observadores, formam um quadro que costuma arrebatar o voto do eleitor (a) que vota em quem ganha. Ninguém gosta perder, especialmente em política, onde há muita coisa em jogo.
COMO FOI
Na sexta feira, 13, e neste sábado, 14, o município assistiu às carreatas das coligações “Unidos por Nova Xavantina”, na sexta feira; “Renovação, Trabalho e Honestidade” no sábado pela manhã, e “Mais Saúde, Emprego e Desenvolvimento”, no sábado à tarde.
Como sempre, há os contadores profissionais, aqueles que ficam num local estratégico em que vai passar o comboio, somando carro após carro, veículo após veículo, o tamanho da carreata do postulante, com números que costuma bater rigorosamente entre um contador e outro.
Segundo esses números, a carreata da coligação 40,na sexta feira, mobilizou 1.188 veículos, fora motocicletas; a da coligação 12, no sábado pela manhã, reuniu 148 carros e o da coligação 25, no sábado à tarde, somou 349 carros; ou seja, a coligação 40 colocou mais que três vezes o número de veículos que a coligação 25, com 349 carros.
O público que tire suas conclusões. A eleição é neste domingo, 15.
Boa sorte Nova Xavantina!