Da Redação – Ezio Garcia
A Prefeitura de Nova Xavantina, através do Comitê de Enfrentamento do Covid-19, foi obrigada a aplicar a primeira multa em favor do cumprimento do último decreto municipal visando conter o contágio do coronavírus no município, cujos índices mantém NX na faixa de “alto risco” para o contágio do vírus desde o último dia 07, segundo os últimos boletins da Secretaria Estadual de Saúde de MT.
O autuado foi um morador cuja identidade não foi revelada, portadora do Covid-19m que transitava livremente pela cidade, e sem máscara. O valôr da multa foi de R$ 2 mil, e caso haja reincidência, será de R$ 4 mil.
A ação se insere num contexto de intensa fiscalização 24 horas por dia por parte dos orgãos que compõem o Comitê -Prefeitura, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Servidores da Saúde- desde que NX foi classificada como de “alto risco” para o contágio do Coronavírus, no último dia 07.
APOIO
Neste domingo, 21, o prefeito João Machado Neto, o João Bang, pediu pelas redes sociais o apoio e empenho de toda a população para observar o isolamento, e pediu oração aos pastores e líderes religiosos para vencer o inimigo comum: “Sózinho eu não dou conta” pediu.
Nesta terça feira, 23, entrou em vigor o novo decreto municipal que estende para até o próximo domingo, 28, a chamada “lei seca”, que proibe a venda e consumo de bebidas alcóolicas em todo o município durante o período.
No boletim epidemilógico emitido às 19.30 horas desta terça feira, 23, a Secretaria Municipal de Saúde informa 1544 casos confirmados desde o início da pandemia; 1202 pacientes recuperados, 311 casos em isolamento domiciliar; 10 internados no hospital municipal local, sendo 03 em UTIs e 07 na Enfermaria; e 21 óbitos.