Câmara convoca servidores para “esclarecer” ressalvas em contas do ex-prefeito Cebola aprovadas pelo TCE

POLÍTICA

0
320

Da Redação – Ezio Garcia

Numa ação inédita na história política de Nova Xavantina, aconteceu na noite desta segunda feira, 21, durante sessão ordinária da Câmara Municipal, a oitiva de servidores do Poder Executivo convocados pela Mesa Diretora para esclarecer quatro ressalvas apontadas pelo TCE- Tribunal de Contas do Estado (eram sete mas três já haviam sido sanadas), ao aprovar por unanimidade as contas do ex-prefeito João Batista Vaz da Silva, o Cebola, do exercício de 2019.

O pareceres do TCE, como manda a Constituição, têm que ser referendados ou não pelos vereadores, cujo julgamento é por definição do próprio TCE, “político”, já que os pareceres dos órgãos da controladoria estadual e federal (TCU) são técnicos.

Antes de chegarem nas Câmaras Municipais, os pareceres passam também pelo crivo do Ministério Público de Contas, que têm a missão de auxiliar os Tribunais de Contas a controlar e fiscalizar a execução do orçamento e os atos de gestão dos recursos públicos.

No caso em questão, o parecer do TCE aprovando as contas do ex-prefeito foi seguido pelo Ministério Público de Contas e pelo Procurador Jurídico do legislativo municipal, Dr. Dhiego Augusto Gonçalves Vilela Cassimiro, que manteve o entendimento dos órgãos controladores.

SEM MOTIVO

Ainda assim, os vereadores encaminharam procedimento para ouvir os servidores Carlos Silvério, presidente do Previnx -órgão da previdência do município; Josimar Pires, Contador; a responsável pelo setor de Compras da Secretaria Municipal de Saúde, servidora Marcilene Leite Queiroz; o então coordenador do setor de Licitações hoje Assessor Jurídico, Dr. Celso Bicudo Júnior e a Diretora de Planejamento, Profª Maria Eloisa Pereira Leite Ramos (foto).

Fustigados por perguntas de setores oposicionistas ao ex-prefeito Cebola na Câmara Municipal, liderados pelo vereador Elias Bueno (PL), os depoentes deixaram claro em suas respostas que todos os apontamentos feitos pelo TCE não justificam uma possível “derrubada” do parecer favorável à aprovação das contas, uma vez que, segundo eles, aconteceram em gestões anteriores e acontecem no dia a dia das gestões públicas, e todas foram sanadas em tempo hábil.

“Para mim, ficou claro que não há motivo para reprovar as contas. Vamos ver se este é o mesmo entendimento dos vereadores” disse à reportagem o presidente Carlos Jubil, o Jubinha (Podemos), no final da longa sessão desta segunda feira.

A Mesa Diretora tem 60 dias de prazo para julgar o parecer,  que tramita desde o dia 18 de maio naquela Casa Legislativa, mas, segundo o presidente, este prazo é automaticamente suspenso quando entra o recesso, devendo portanto se expirar somente em 18 de agosto. O ex-prefeito Cebola acompanhou pessoalmente toda a sessão.

COMO FOI

O advogado João Batista Vaz da Silva, o Cebola,  é servidor público concursado, ex-vereador e ex-presidente da Câmara, e desempenhou o cargo de prefeito durante cinco anos em Nova Xavantina, um no mandato do ex-prefeito Gercino Caetano Rosa (2012/2016), de quem era vice, e quatro no seu segundo mandato (2017/2020), quando foi candidato único no pleito.

Em 2019, com base em dados de 2018, Nova Xavantina foi ranqueada como o terceiro melhor município avaliado no Estado de Mato Grosso no índice de eficiência em gestão fiscal, segundo relatório  divulgado pela Firjan- Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que todos os anos produz o relatório.

Em todo o País, ainda com base nos indicadores de 2018, Nova Xavantina ficou em 42º lugar. Sua gestão chegou a obter 87% de aprovação população durante o ano de 2019, com a realização de obras de asfalto, iluminação pública, revitalização e construção de praças e logradouros públicos que deram uma nova face à cidade, colocando-a definitivamente no circuíto turístico da região e do Estado.

É um pré candidato em potencial ao parlamento estadual ou federal em 2022.

NX GOLD

Na mesma sessão da Câmara desta segunda feira, por iniciativa do vereador Anílton Moura (DEM), Líder do Prefeito João Bang na Câmara, foi concedida Moção de Aplauso à empresa e funcionários da NX-GOLD, pela sua profícua parceria com o Poder Executivo no enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus.

Anilton é Enfermeiro Padrão coordenador do PSF Santa Ana, destinado exclusivamente para o atendimento à pacientes do Covid-19, e se emocionou ao falar do comprometimento e seriedade da empresa no enfrentamento do vírus, com doações de equipamentos e adoção de medidas sanitárias exemplares entre seus funcionários, cerca de 300 diretamente e mais de 1000 de forma indireta, hoje todos vacinados, seguindo o Plano Nacional de Imunização, que prevê a mineração como atividade essencial.

Entrevistas com o presidente Jubinha e com o vereador Anilton Moura irão ao ar no programa Rezende Notícias desta terça feira, 22, que começa às 12 horas, na Rádio Rezende FM. Fique por dentro!

Veja as fotos da sessão desta segunda feira, 21, da Câmara Municipal de Nova Xavantina:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui