Da Redação – Ezio Garcia
Profissionais de saúde do CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial de Nova Xavantina iniciam nesta quarta feira, 01, na praça das Bandeiras, em frente ao Auto Posto Amigão, a campanha do “Setembro Amarelo” no município, mês designado pela Organização Mundial de Saúde para o combate e prevenção das causas que levam ao suicídio em todo o mundo.
Considerado problema de saúde pública, o ato de tirar a própria vida foi a segunda maior causa mortes de jovens entre 15 a 29 anos em todo o mundo em 2016, segundo dados da Organização Pan Americana de Saúde e OMS. Estima-se que a cada ano 800 mil pessoas cometem suicídio no planeta e um número muito maior de pessoas tentam o ato fatal, tido como o gesto final de um perfil contínuo de comportamento.
EM NOVA XAVANTINA
A programação dos profissionais do CAPS para o setembro amarelo em Nova Xavantina começa com a concentração na quarta, às 8.00 horas; uma live a ser realizada pela médica do CAPS, Drª Marli Okida e rodas de conversa sobre a importância do tratamento e manutenção da saúde psíquica, que se realizarão com os segmentos: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Professores e Profissionais da Saúde.
Segundo a Assistente Social do órgão, Ivani Auxiliadora Vieira, a frase “falar é a melhor solução” foi a escolhida pelos profissionais envolvidos na campanha por acreditarem que a conscientização das pessoas pode prevenir situações de atos suicidas.
Voltaremos ao assunto.