Da Redação – Ezio Garcia
Filho do casal de famílias pioneiras de Nova Xavantina -Edivaldo Celestino Barbosa, o Dizé, e sua esposa, Cida Maia-, o policial militar Danner Maia Barbosa, morto em 15 de janeiro de 2008 em confronto com uma quadrilha de assaltantes fortemente armados durante assalto à agencia bancária do BB de Campinapólis; é um dos três nomes indicados para ser o nome da Escola Estadual Militar Tiradentes de Nova Xavantina, uma das 12 escolas militares existentes no Estado.
Na ocorrência de Campinápolis, os bandidos saíram com cinco reféns, mas foram surpreendidos na saída para Nova Xavantina, por uma barreira montada pelos policiais. Houve troca de tiros e Danner foi alvejado na perna e pescoço, vindo à óbito logo após o socorro.
Os outros dois indicados são o CB PM Zéneide e SGT. PM Manoel Ferreira. A escolha será feita pela SEDUC – Secretaria de Educação e Cultura do Estado.
CORONEL CRUZ
Nesta quinta feira, 30, o coordenador das escolas militares junto à SEDUC, Coronel PM Dewilson Sebastião Maia da Cruz, esteve em Nova Xavantina, visitando o prefeito João Bang, em seu gabinete, na Prefeitura, para tratar do andamento do processo de implantação da Escola Estadual Militar Tiradentes de NX, que será no prédio da atual Escola Estadual João Mallet.
O Coronel estava acompanhado do Comandante da PM local, Tenente George Fernandes. Na oportunidade, Cel. Cruz visitou pessoalmente a escola, conversou com professores e com policiais militares.
A previsão é de que as atividades se iniciem no primeiro semestre de 2022.