Da Redação – Ezio Garcia
Realizado pela parceria Instância de Governança Regional do Turismo Portal do Araguaia, com sede em Canarana -polo ao qual pertence Nova Xavantina-, e Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente de NX; aconteceu na tarde desta quinta feira, 21, nas dependências da Câmara de Vereadores, o Encontro Regional de Turismo, evento que contou com as presenças do Secretário Adjunto do Desenvolvimento Econômico do Estado (SEDEC-MT), Jeferson Moreno, do prefeito de NX, João Machado Neto, de técnicos da SEDEC, Secretários Municipais de Turismo, professores do Campus da UNEMAT local, alunos e interessados.
Secretários de Turismo dos municípios de Barra do Garças, Campinápólis, Água Boa, Canarana, Querência, Cocalinho e Pontal do Araguaia estiveram presentes, além da Secretária anfitriã, Drª Geysa Ribeiro.
De Nova Xavantina, além do prefeito João Bang, estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Jubio Carlos de Moraes e o vereador Ednaldo Fragas; de Barra do Garças veio a coordenadora do SEBRAE de BG, Débora Moema e demais atores do desenvolvimento turístico da região.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Segundo a interlocutora estadual do IGR do Polo de Canarana, Secretária Marilei Bier, a Nega, o objetivo do projeto é institucionalizar a Instância de Governança Regional do Turismo do polo de Canarana, através da criação de legislação própria, conjunta entre os municípios da região, de modo a permitir a gestão do setor turístico de forma descentralizada, dentro do programa do Ministério do Turismo de regionalização do Turismo.
No panorama estadual, a criação de normas, leis e procedimentos comuns por região, viabiliza a gestão conjunta das demandas e dos produtos turísticos regionais. “Temos que parar de dizer que Mato Grosso é um Estado de grande potencial turístico, e transformar este potencial em realidade concreta” disse o subsecretário Jeferson.
“Se depender de mim, vou divulgar Nova Xavantina para o Brasil e o mundo” disse o prefeito João Bang.
O encontro durou toda a tarde, com cada secretário expondo a situação de seu município, os avanços, conquistas e dificuldades; em exposições e debates que vão resultar em legislações próprias e gestões comuns das demandas entre os municípios do Médio Araguaia através da governança regional.
Veja fotos do Encontro: