Da Redação – Fonte: Secretaria de Estado de Cultura Esportes e Lazer/Governo de Mato Grosso
O curta metragem “Escutando e Vendo”, selecionado no edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), estreia nesta quinta feira, dia 25 de novembro, às 19h. A exibição será na sala de cinema do Sesc Arsenal, em Cuiabá. Logo após haverá um bate papo com a diretora Danielle Bertolini. A produção foi realizada em Nova Xavantina (a 660 km de Cuiabá) e partiu do questionamento “a soja mudou a sua vida?”.
O projeto foi realizado durante o início da pandemia de covid-19, e é resultado de um processo colaborativo. A equipe do filme entrevistou moradores do município. O resultado é um filme no qual é possível ver a generosidade e vitalidade de pessoas que compartilharam um relato de suas vidas sob o prisma da soja, trazendo um recorte plural sobre os efeitos da produção de soja em Mato Grosso.
“Ouvir, escutar histórias e ver o mundo através das telas é a essência de realizar um documentário, de fazer cinema, e foi o resultado que alcançamos e está presente no título ‘Escutando e Vendo’”, diz Danielle Bertolini.
O filme conta com a produtora paulista MiluSPanda, de Milena de Moura. O projeto teve também a contribuição da pesquisadora Rosely Sanches, do fotógrafo Marcelo Okimoto, da montadora Clara Lazarim, e trilha sonora de Danilo Bareiro.
Para a cineasta Milena Moura “fazer o filme foi como abrir uma pequena janela, um rastro de sol durante a pandemia, uma voz de diálogo com pessoas que vivem em uma realidade que antes eu desconhecia. Fizemos o filme possível durante um ano que foi bastante duro com todos nós e em torno dele nos unimos para celebrar o cinema, a vida e a experiência de pessoas comuns”.
Em Nova Xavantina, o projeto foi lançado pelo antigo programa Rezende Notícias, da Rádio Rezende FM, apresentado pelo jornalista Ezio Garcia, que entrevistou as cineastas Danielle Bertoline e Milena de Moura, além da bióloga Rosely Sanches. A logomarca da emissora está nos créditos do filme., que inicialmente iria se chamar “Grãos”, mas que foi trocado devido outro grupo registrar o mesmo nome no Edital.
No curta metragem, de pouco mais de 16 minutos, se sobressai a figura e o depoimento do lendário canoeiro Zé Brito (autor da frase que deu nome ao filme), morador das barrancas do Rio das Mortes, além de outros líderes comunitários, produtores, professores e moradores da cidade e um áudio do programa na vóz do jornalista.
Desejamos sucesso à toda equipe de produção bem como à nossa querida cidade de Nova Xavantina!
Serviço
Estreia do curta metragem “Escutando e Vendo”
Quando: 25 de novembro (quinta-feira), às 19h
Local: sala de cinema do Sesc Arsenal, localizado na rua Treze de Junho, s/n – Centro Sul – Cuiabá-MT
Contato: cumbarufilmes@gmail.com
CompartilheFacebookTwitterLinkedInWhatsappTumblrPinterestShare via EmailPrint