Da Redação – Ezio Garcia
Vinte e dois alunos da turma do 4º ano B do ensino básico da Escola Municipal Profº José Rodrigues Silqueira (JR), situada no bairro Toneto, visitaram os principais pontos históricos e turísticos do perímetro urbano de Nova Xavantina na manhã desta terça feira, 05.
Acompanhados da professora da turma, Andreia Camargo, da Secretária Municipal de Turismo e Cultura, Geysa Ribeiro, da diretora da Escola JR, Profª Cadia Dihel e dos condutores e monitores da Secretaria de Turismo, os alunos visitaram os atrativos, com cada condutor específico para explicar os locais visitados e seu contexto na história da cidade.
CONDUTORES
A ideia inicial de pintar os atrativos proposta aos alunos pela Profª Andréia foi ampliada pela Secretária Geysa, que propôs levar a turma pessoalmente nos locais programados, guiados e recebendo uma “aula” sobre cada local dada pelos condutores, que são profissionais de turismo e cultura do município formados em cursos profissionalizantes pela parceria Prefeitura/Sebrae.
Além do Templo da Sociedade Brasileira de Eubiose, foram visitados e explicados o Instituto de Memória Wendel (Tatai) Campos, na Câmara Municipal; o Santuário Nossa Senhora das Graças; a restauração da casa do Coronel Vanique; o CIT-Centro de informações Turísticas, Prefeitura; Igreja Nossa Senhora Auxiliadora (na praça do bairro Xavantina Velha), passarela e praia do Sol.
NO TEMPLO
Na sede do Poder Executivo, os alunos foram recebidos pessoalmente pelo prefeito João Bang, que os levou direto para o seu gabinete. No Templo da SBE, a instrução foi dada pelo condutor Sergio, que falou muito bem sobre o assunto. O lema da SBE, instituído pelo seu fundador, Profº Henrique José de Souza, é “A esperança da colheita se acha na semente”.
Veja esta instrução, a recepção do prefeito João Bang na Prefeitura Municipal e fotos da programação: