Da Redação – Ezio Garcia
O tráfego com segurança no Rio das Mortes ganha um importante aliado toda a vez que a Agencia Fluvial da Marinha do Brasil de São Félix do Araguaia realiza cursos de qualificação para a trafegabilidade fluvial de pilotos, co pilotos e usuários do Rio das Mortes.
A agencia é responsável pela administração da bacia do Rio das Mortes, e graças a uma profícua parceria com a Prefeitura de Nova Xavantina, através da Secretaria Municipal de Turismo -agora sob a gestão da Secretária Drª Geysa Ribeiro-realiza periodicamente estes cursos, que capacita e qualifica os proprietários de barcos a trafegarem com segurança e dentro das normas fluviais estabelecidas pela Marinha do Brasil, além de habilitar pilotos com a formação e expedição da carteira Arrais, legalmente exigida pela Marinha.
NOVA TURMA
No último dia 11, a parceria concluiu mais um curso neste sentido, formando 15 novos profissionais de embarcações fluviais, conforme postou nas redes sociais a Secretária Geysa:
“Hoje finalizamos a Formação de Aquaviários ,o curso de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés,mais uma importante etapa concluída no Turismo. A Secretaria de Turismo e Cultura agradece a Marinha do Brasil ?? , Capitão Nilton, e oficiais Dias, Martins e Tiago,por ministrar o curso, o nosso prefeito Joao Bang por dar total apoio , o Sindicato Rural por ceder o espaço e parabeniza todos alunos que concluíram o curso”.
Somando-se as gestões anteriores, calcula-se que em torno de 100 alunos já realizaram o curso, sendo o mesmo número para a expedição da carteira de habilitação Arrais, o que denota o grande interesse por parte dos usuários e o imenso tráfego fluvial no Rio das Mortes, que cresce a cada dia, com o desenvolvimento e intensificação das atividades turísticas no município, que cada vez mais recebe turistas da região, do Brasil e do mundo, atraídos pelas belezas naturais de nossa bacia fluvial.
Estão de parabéns todos os envolvidos.
Veja fotos do curso realizado pela parceria Prefeitura/Marinha, na sede do Sindicato dos Produtores Rurais, e do festival de pesca de 2019, último ano antes da pandemia, evento que todos os anos se realiza no Rio das Mortes em Nova Xavantina como parte da programação do festival de praia, que se realiza no mês de julho, e que reúne quase uma centena de barcos de equipes participantes de toda a região e do Estado.