Da Redação – Ezio Garcia
Faleceu na madrugada desta quarta feira, 18, em Goiânia, o eletricista pioneiro de Nova Xavantina, Raul Sokoloski. membro fundador do projeto ambiental Rio Limpo, Rio Lindo. Raul sofreu infarto na última sexta feira, foi transferido para Goiânia, já havia feito o procedimento da angioplastia, e estava no estágio pós-operatório de uma delicada cirurgia, onde foram colocadas três pontes de safena, e não resistiu ao processo, vindo à óbito nesta madrugada.
O corpo deverá chegar em Nova Xavantina por volta das 20 horas desta quarta feira e o velório será na Igreja Católica Nossa Senhora Auxiliadora, a conhecida e histórica “igrejinha” da Praça Dom Bosco, em frente onde morava e mora a família. Deixa a esposa Maísa, os filhos Raulidey, Maiuza, Lauridey, Larissa e Maiuky, e os netos Emylli Kyohara, Vitor, Matheus, Heitor, Iziz, Breno e Bryan.
PIONEIRO
Aos 68 anos, Raul comandava uma família de eletricistas e técnicos de som -Raulidey e Lauridey- tendo sido ele um eletricista pioneiro do município, onde chegou vindo do Rio Grande do Sul nos anos 70. Todas as grandes empresas e orgãos públicos da cidade -incluindo Prefeitura, Secretarias, Fórum e outros- tiveram a parte elétrica feita por ele.
Dono de uma saúde invejável, cortava a cidade de lado a lado, de bairro a bairro, do Estilac à Olaria, montado em sua bicicleta, pois não se adaptava à carros e motos. Foi de bicicleta que ele percorreu todos os cantos da cidade, consertando defeitos, fazendo instalações e ensinando a profissão ao filho Raulydey e a outras pessoas com quem trabalhava.
De origem polonesa, Raul era participativo na vida comunitária, estava em todos os movimentos políticos e foi um fundador histórico do PTB – Partido Trabalhista Brasileiro, sigla que nos anos 80 abrigava pioneiros históricos e modernos, como o Sr. Dico, Domingos D’Eri, Dr. Paulo Toledo, Gercino Caetano Rosa, Robison Pazeto, entre outros.
PROJETO E HISTÓRIA DE VIDA
Foi co fundador junto com companheiros do projeto ambiental Rio Limpo Rio Lindo, que já retirou mais de 20 toneladas de lixo doméstico do Rio das Mortes, participando de todas as incursões no Rio das Mortes desde a primeira descida, em julho de 2005.
Responsável pela cozinha do projeto, junto com sua esposa Maísa, era de sua lavra a famosa “pururuca”, que constava obrigatoriamente do cardápio durante os trabalhos.
Deixa muitas saudades entre os amigos e companheiros do bairro, da cidade, do projeto ambiental Rio Limpo Rio Lindo e da história de Nova Xavantina, que perde um de seus grandes filhos, representante legítimo da raça, um gigante que trouxe a cultura sulista para amalgamar com os valores locais, já que a esposa Maísa é de família de pioneiros da Fundação Brasil Central.
Deixa uma história, uma lição de vida e um exemplo dignos de serem seguidos por todos os que amam essa terra, e que tenham essa estranha paixão por esse lugar maravilhoso chamado Nova Xavantina.
Nossos sinceros sentimentos à toda a familia.
Uma grande perda! Sem dúvida! Lembro de nós fazendo a compra, no final de agosto de 2021, para a incursão do projeto rio limpo e de uma de suas falas,bastante emocionado,ao falar sobre o rio, sobre sua conservação! Alí eu percebí o quanto ele o amava! Seus olhos encheram d,água. Ficará uma lacuna sem igual a sua falta, sentado na cadeira na beira do rio, coordenando e sempre pronto pra auxiliar qualquer um que chegasse até ele! Vai com Deus! Meu amigo! Pensei que ia tornar a te rever no mês de julho/2022! Mas é Deus que sabe de tudo…Saudades!
Saudades ? vai ficar homem de família pai sempre presente bom amigo ??
Sr. Raul, tem meu respeito e minha admiração. O conheçi no meu primeiro trabalho como pintor, nesta cidade. Sr. Raul era brincalhão e sempre brincava comigo usando o termo “pintor de madame”. Ele, foi um dos que me deram abertura para o trabalho nessa cidade. Meus mais profundos sentimentos à família, que infelizmente passa a sentir a perda de um homem trabalhor, cinero e herói. Deus abençoe e dê forças a todos da família.