Da Redação – Ezio Garcia
Se na tradição Cristã, Santo Antonio é o santo casamenteiro, e São Pedro é o dono das chaves do céu, São João é o santo dos compadres e dos amigos, que se reunem todo dia 24 de junho ao redor de suas fogueiras para celebrar a vida, reforçar laços e fortalecer elos, para prosseguir na jornada.
Em várias regiões do Brasil, como no nordeste por exemplo, a festa é tão aguardada e celebrada quanto o reveillon, chegando a impulsionar suas economias, quando o santo dos compadres é louvado, cantado e cultuado, em forma de música, dança e manifestações folclóricas populares.
CCI
Em Nova Xavantina, onde convivem e habitam todas as raças, o santo não passa batido de jeito nenhum nem nunca passou. Este ano a cantoria começou no Centro de Convivência do Idoso (CCI) no dia 23, desde as 8.00 horas da manhã e durou o dia todo, com a quadrilha acontecendo à noite.
O prefeito João Bang esteve presente e a Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social Fernanda Rios recebeu a visita e companhia da colega do município de Nova Nazaré, Edivanda Maria da Silva, provando que a festa também é das comadres.
Idosos presentes no evento, que se esbaldaram de tanto dançar, elogiaram o trabalho da atual gestão com relação aos Idosos, fazendo questão de ressaltar o acolhimento, a atenção e o foco no bem estar da população da “melhor idade”.
SBE
No dia 24, o dia de São João, com faz todos os anos, a Sociedade Brasileira de Eubiose realizou o Ritual da Fogueira na parte externo do Templo da entidade, em evento aberto para a comunidade que já é tradição no município e que nesta data recebe a visita e companhia dos amigos e de interessados em conhecer a Instituição.
Após a cerimõnia tem a festinha, na área social da SBE, onde todos saboreiam os pratos típicos juninos e bebem seus quentões para esquentar o frio.
CEI E MONTEIRO LOBATO
No sábado, 25, o Centro de Educação Infantil Madre Geovana Marra realizou sua festa de São João, com os pequeninos vestidos à caráter, dançando quadrilha, brincando nos pula pulas e outros brinquedos, na presença orgulhosa de pais e avós. Segundo a gestora Edna Selma, foram realizadas várias quadrilhas, cada qual adequada para as idades dos pupilinhos.
O mesmo aconteceu à noite, na Escola Municipal Monteiro Lobato, onde um imenso público compareceu para acompanhar e participar do evento. Ao todo sete quadrilhas foram realizadas, em virtude das diversas turmas e idades, segundo a gestora Rosani Prestes.
A família xavantinense festou, houve congraçamento, amigos se encontraram, se abraçaram, botaram em dia a prosa, as conversas, sempre saboreando tudo o que se tem direito: pipoca, cachorro quente, arroz doce, caldos diversos, quentões de vinho e de pinga, pastel e outras guloseimas.
Pelas redes sociais Roseni fez questão de agradecer a toda a sua equipe pelo trabalho realizado.
Estão todos de parabéns!
VIVA SÃO JOÃO!!!
Veja as fotos: