Da Redação – Ezio Garcia/Fotos – Valteri Araújo
Foi na noite da última sexta feira, 26, nas dependências do salão de eventos Comemore, no setor Xavantina, que os membros do projeto ambiental Rio Limpo Rio Lindo deram posse a nova presidente da entidade, servidora pública municipal da área da saúde Zenia Gonçalves.
Fundado em 2005, o projeto é composto por voluntários de diversas áreas de atuação -serviço público, UNEMAT, jornalistas, pescadores ribeirinhos, profissionais liberais, empresários e membros da comunidade-, e já retirou em torno de 32 toneladas de lixo doméstico do Rio das Mortes, Rio Araguaia e Rio Cuiabá, na capital do Estado.
Além da posse da nova presidente e da entrega de certificados individuais aos membros em reconhecimento pelos serviços prestados à natureza e ao meio ambiente, a noite foi de profunda e comovente emoção, com homenagens aos membros fundadores que já se foram, que emocionaram as famílias presentes.
SAUDADES
O primeiro deles foi o Sr. Agostinho Antonio Araújo, piloteiro e pescador ribeirinho, um dos fundadores do projeto, ao lado de seu filho, o coordenador Valtinho. Seo Agostinho era casado com Dona Joana Maracaípe da Silva, tiveram doze filhos, quatorze netos e dois bisnetos. Era a voz da experiência nas incursões, respeitado por todos.
O segundo homenageado foi Haroldo Antunes, casado com a Profª Jeanete, pai de três filhos e avô de quatro netos. Turismólogo e fundador da entidade, Haroldo atuava na área de logística, dando todo o suporte necessário no desenvolvimento dos trabalhos. Entusiasta do projeto, deixou muitas saudades com sua partida, como um grande amigo e companheiro que nos deixa.
Antonio Oliveira Gama, o Toninho Meleta, foi o terceiro homenageado. Piloteiro e eletricista, era filho de tradicional e pioneira família local e tinha 15 irmãos. Era também o poeta da turma, que a todos alegrava, com suas tiradas e manifestações, deixando um vazio imenso com a sua partida.
A Professora Ana Célia Moreira da Silva Sales, foi a quarta homenageada, mãe de dois filhos e avó de uma menina, filha de Dona Geraldina. Era a Tesoureira e também fundadora do projeto, professora na rede municipal de ensino. Vítima do Covid, foi mais uma das vítimas desta escabrosa epidemia que devastou o País e o mundo. Deixou muita tristeza com sua partida.
E por fim, o último homenageado que nos deixou, o eletricista e atual presidente, morador histórico do município, Raul Sokoloski. Casado com Dona Maísa Pereira Costa Sokoloski, com a qual tinha cinco filhos -quatro biológicos e um adotivo, a partida de Raul foi a mais inesperada e surpreendente de todas, vítima de parada cardíaca numa mesa de cirurgia em Goiânia.
Aos Desígnios de Deus não se deve questionar nem discutir. Tem-se que aceitar o obedecer, diz a sabedoria popular. E a voz do povo é a voz de Deus.
Descansem em paz os que se foram; saúde, força e vigor aos que ficaram.
E continuemos firmes com a ideia de preservação e limpeza do Rio das Mortes e seus afluentes, que certamente era o que os homenageados gostariam que os membros do projeto fizesse
A vida continua, e a sujeira produzida pela humanidade, também.
Vamos em frente…
Veja as fotos: