Setae promete obra de prevenção de novos acidentes no cano condutor do pé da barranca da BR 158

EROSÃO

0
225

Da Redação – Ezio Garcia

Com a proximidade das chuvas, cujas primeiras já deram o ar da graça em Nova Xavantina, aumentam as preocupações de moradores do setor Xavantina, com possíveis novos acidentes no cano condutor de água da empresa SETAE – Serviço de Tratamento de Água e Esgoto, concessionária do serviço.

O cano transporta a água do setor Nova Brasília para o setor Xavantina, e o seu rompimento, em chuvas passadas, não só deixou os consumidores do setor sem água como também provocou desmoronamentos na imensa barranca da encosta lateral da rodovia BR-158, próxima ao Rio das Mortes.

“Não sabemos se foi o vazamento do cano que provocou o desmoronamento, ou se foi o desmoronamento que causou o rompimento, mas não importa, já passei para a direção a necessidade de fazermos alí uma obra de prevenção e vamos fazer” disse Ronivon Duarte, técnico atendente do SETAE, sem no entanto saber adiantar qual seria a obra. “Vamos estudar o que pode ser feito e faremos” completou.

EROSÃO

O deslizamento atinge a lateral da área onde se encontra um dos cartões postais mais antigos e tradicionais da cidade, o Templo da Sociedade Brasileira de Eubiose, que já enfrenta problemas com erosão nos fundos do terreno, na área frontal ao rio, cujas enxurradas das fortes chuvas que caíram nas últimas chuvas, aliadas à queimadas, provocaram deslizamentos.

A entidade está desenvolvendo e aplicando projeto de reflorestamento no local, sendo um dos itens a imediata semeadura de sementes de grama em toda a área descoberta, para enfrentar a erosão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui