Ação retira 1,5 tonelada de lixo urbano e trabalha conscientização ambiental no Rio das Mortes; confira

0
1

Da Redação – Ezio Garcia

Membros da Associação ambiental Projeto Rio Limpo Rio Lindo realizaram na última semana, entre os dias 06 e 11, mais uma incursão no Rio das Mortes, coletando lixo urbano e realizando campanha de conscientização ambiental, com a distribuição de cartilhas motivacionais entre proprietários de ranchos beira rio e pescadores ribeirinhos, além de apresentações de teatro de fantoche com tema ambiental na Aldeia Xavante Nova Mutum e Ilha 23.

O percurso trabalhado foi de 151 km rio abaixo, passando da ponte para Cocalinho, no município de Nova Nazaré, num total de 302 km percorridos entre ida e volta.

No decurso da ação, a equipe foi visitada três vezes pelo prefeito de Nova Xavantina, João Machado Neto, o João Bang e sua comitiva, que incluiu a Primeira Dama e Secretária da Assistência Social, Fernanda Rios, os filhos Luís Gustavo e o pequeno Luís Henrique, o Assessor de Comunicação Jujuba, o Diretor Administrativo do Hospital Municipal, Jaílton Abreu e o Secretário Executivo do CODEMA -entidade da qual o prefeito é presidente; Sillas da Rocha Capobianco.

O CODEMA – Consórcio de Desenvolvimento do Médio Araguaia congrega nove municípios da região do Médio Araguaia, tendo Nova Xavantina como sede, sob a presidência de João Bang, eleito para um mandato de dois anos.

ENGAJAMENTO

O prefeito se entusiasmou com a ação ambiental, para cuja realização Prefeitura e Câmara destinaram recursos no valor de R$ 15 mil, e iniciou uma forte parceria com o projeto, doando no ato um motor gerador de energia e se engajando pessoalmente no atendimento da demanda apresentada pelo grupo, de doação de uma área para a construção da sede da Associação, na beira rio, para embarque e desembarque dos barcos, ponto de reuniões, guardar utensílios e equipamentos e outros fins.

O projeto existe há 18 anos e já retirou mais de 40 toneladas de lixo urbano do Rio das Mortes, Araguaia e Cuiabá, realiza campanhas de conscientização ambiental e procede à exames periódicos da qualidade da água.

“Vocês precisam divulgar esse trabalho, a cidade precisa desse trabalho” disse o prefeito, satisfeito com o que viu em relação a união do grupo, sua organização, o sistema de trabalho com reuniões ao fim de cada dia, as decisões tomadas em conjunto e a seriedade obstinada com que persegue o objetivo de preservar o Rio das Mortes.

A AÇÃO

Dos 1.594 kg de lixo urbano coletado, 464 kg foram coletados no município de Nova Nazaré, que foram retirados e pesados sob as ordens do prefeito de Nova Nazaré, João Teodoro, o Salgadinho, com quem a diretoria da Associação entrou em contato e agradece calorosamente pelo pronto atendimento. Os restantes 1.130 kg foram coletados no trajeto, retirados pela Prefeitura de Nova Xavantina e pesados, como de costume, na balança do armazém da empresária Carla Santini.

Vasos sanitários, bicicletas, cadeiras de fio, galões abandonados, pneus jogados no rio, garrafas pet, latinhas de cerveja, sacolas de plásticas e demais bugigangas foram encontradas e retiradas, após serem embaladas. O trabalho contou com o apoio de cinco barcos coletores, e o barco da UNEMAT, pilotado pelo experiente “professor” dos demais, João Alves de Lima, o “Joãozinho da Dona Zelina”, que está como projeto desde a sua fundação.

No trecho foram encontrados muitas construções irregulares, que chegam até o rio, bem como descedouros de barcos à basse de pneus, muitos pneus empilhados nas margens do rio.

Os proeiros coletores entregaram cartilhas de conscientização ambiental e palestraram sobre o tema com pescadores e proprietários encontrados. A equipe avistou e fotografou diversas áreas em erosão nas duas margens, fruto de imenso assoreamento que vem ocorrendo devido à diminuição do volume de água, além de um cano jorrando água constante no perímetro urbano, que será investigado.

Apesar disso, no rio, pássaros belíssimos e famílias de capivaras ainda habitam em suas margens, em suas praias, dando o ar de sua graça e presença.

TEATRO, JANTAR, PLANTAÇÃO DE MUDAS FRUTÍFERAS…

No retorno, conforme a programação, a equipe parou na Aldeia Xavante Nova Mutum, onde foi servido jantar, encenado a peça “Nós e o Rio”, distribuídas cartilhas, cedidas e plantadas mudas de árvores frutíferas e distribuídos ovos de Páscoa, num oferecimento da Secretaria de Assistência Social, além da abordagem da necessidade de preservar o Rio das Mortes e suas matas ciliares.

O cacique Messias e seu pai, ancião Alexandre, além das crianças, ficaram felizes com a noitada, e prometeram se tornar parceiros e colaboradores do Projeto Rio Limpo Rio Lindo.

A coleta do lixo urbano chegou até a ponte sobre o Rio das Mortes, incluindo a ilha debaixo de ponte (cujo nome original é Ilha do Sebo, segundo Joãozinho), se estendo para as margens.

A próxima incursão prevista será até São Félix do Araguaia, no próximo ano, não excluindo pequenas ações de caráter mais urgente e imediata, e as análises de água, que ocorrem periodicamente.

Estão de parabéns todos os envolvidos. Vejam as fotos:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui