Agora sediado em Nova Xavantina, CODEMA coordena ações em nove municípios do Médio Araguaia

FRENTE REGIONAL

0
1

Da Redação – Ezio Garcia

Quem andar pela Av. Rio Grande do Sul, e entrar na esquina onde fica o Supermercado Central, na Travessa Campo Novo, vai se deparar com um prédio novo, pintado em azul e branco, com ótimo visual e e bela fachada, a exemplo de designers de muitas casas comerciais que estão surgindo na cidade.

MUDANÇA

É a nova sede do Codema – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Médio Araguaia, entidade que congrega nove municípios consorciados da região do Médio Araguaia -Nova Xavantina, Água Boa, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Nazaré, Querência e Ribeirão e Cascalheira- e que agora, sob a presidência do prefeito de Nova Xavantina, João Bang, está com a sua sede no município.

Segundo o Secretário Executivo do CODEMA, Silas da Rocha Capobianco -que reside em Nova Xavantina e atende no órgão todos os dias em horário comercial- Bang foi eleito no final de 2022 -por unanimidade- e assumiu a presidência em 01 janeiro de 2023, com um mandato de dois anos, tendo sido uma das primeiras providências a transferência da sede da entidade para o seu município, quebrando um rotina de 25 anos (desde 2007), período em que sempre foi sediado em Água Boa.

SERVIÇOS

Segundo Sillas, o CODEMA realiza várias ações de interesse dos municípios consorciados, dando-lhes apoio logístico, técnico e também financeiro às demandas municipais, como o empréstimo de maquinários para manutenção de estradas estaduais e vicinais, doação de óleo diesel e viabilização de licenças ambientais para projetos de baixo e médio impacto ambiental.

ATERRO SANITÁRIO

Um dos últimos trabalhos do CODEMA, atendendo à exigência do Ministério Público Federal e Estadual, foi a viabilização do aterro sanitário para os municípios consorciados localizado em Água Boa, para onde estão sendo transportados o lixo doméstico produzidos por cinco municípios que aderiram à coleta de lixo para o aterro.

Segundo o Secretário, no futuro todos os municípios brasileiros terão que fazer o mesmo, pois é exigência legal, além de preservar o meio ambiente, com a eliminação dos poluentes “lixões”, já que o lixo produzido pelas comunidades é hoje um problema ambiental mundial.

“Em abril, 2.960 m3 (metros cúbicos) de lixo doméstico foram transportados de Nova Xavantina para o aterro sanitário” apontou o Secretário.

SEDE PRÓPRIA

Segundo Sillas, o presidente do Consórcio, prefeito João Bang está pleiteando recursos para a construção da sede própria da entidade em Nova Xavantina, para que a mesma fique definitivamente instalada no município.

A presença física da sede do órgão em NX é sem dúvida uma grande conquista da comunidade. Estão de parabéns todos os envolvidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui