Foi-se o “botoado”, fica a lenda de um dos maiores ícones do esporte de Nova Xavantina

MEMÓRIA

0
1

Da Redação – Ezio Garcia

Nova Xavantina foi pega de surpresa nesta sexta feira, 16, com a notícia do falecimento do Sr. Nelson Bispo de Souza, em Barra do Garças, onde residia ultimamente. Ele estava com 84 anos, lutava há anos com a debilidade de saúde e esta semana não resistiu. Sua morte encerra subitamente um longo período da história e do esporte de Nova Xavantina.

Apelidado pelos amigos pioneiros de “botoado”, o peixe de água doce de nome abotoado, Seo Nelson como era chamado, era pioneiro do município, da turma que ocupou e desempenhou os primeiros cargos públicos estaduais e federais em NX, como na Exatoria, onde escreveu sua história com desenvoltura, ao lado de Daniel, conhecido como o Daniel “da Exatoria”, e outros.

FLAMENGUINHO

Mas foi no esporte que Seo Nelson se notabilizou, e marcou sua influência, presença e contribuição ao longo de décadas. Flamenguista do coração, fundou o Flamenguinho de futebol de campo, um dos maiores e melhores times da redondeza, ao lado Cruzeirinho, fundado e mantido pelo companheiro da Exatoria Daniel.

Bom vivant, sociável, de porte altivo e nobre, sempre elegante, apreciador da cerveja e da roda de amigos, era comum em dias de jogos -clássicos contra o Cruzeirinho, Touro Mocho, CRJ e outros, disputados no “Mandiocão”, hoje Ginásio de Esporte “Fredericão”- levar todo o elenco para sua casa, no bairro Xavantina Velha, onde a família reside, para churrascos e cervejas intermináveis, que entravam madrugada à dentro.

VICE PREFEITO E PREFEITO

Tamanha identificação e liderança popular o levou ao cargo do vice prefeito na chapa com Dr. Oswaldo Toyama, no mandato 1988/1992, chapa montada com sabedoria pelo amigo prefeito José Frederico Fernandes, que assim, fez o seu sucessor.

Durante o mandato, assumiu a Prefeitura por seis meses, cedidos pelo prefeito Toyama, e neste período, sua obra marcante e histórica foi a implantação e inauguração da iluminação pública na ponte sobre o Rio das Mortes, então uma grande demanda da população.

PIONEIRO DO ESPORTE

Numa de suas últimas vindas à Nova Xavantina -onde coleciona amigos e admiradores- para participar do 20º Encontro dos Pioneiros, em 2020 (na foto com o então presidente da APMPO – Associação dos Pioneiros da Marcha para o Oeste, Edivaldo Celestino Barbosa, o Dizé), foi largamente homenageado durante a cerimônia.

O site Sintonia News se solidariza com a família e se irmana com a memória de Nova Xavantina, que perde um de seus grandes protagonistas, mas ganha um novo componente no panteão dos heróis imortais de todos os tempos do município.

Palmas para o Sr. Nelson Bispo de Souza!!!… um dos grandes de nossa história.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui