Bang nomeia a 1ª Bebê Prefeita de NX, em programa da UNICEF focado nos cuidados da Primeira Infância

OLHA EU AQUI!

0
1

Da Redação – com Assessoria

A Prefeitura de Nova Xavantina, através das Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, CRAS e CREAS e articulação do Selo UNICEF, realizou a entrega simbólica da chave da cidade para a primeira criança nascida na Semana do Bebê de Nova Xavantina-MT cerimônia que aconteceu na manhã do último dia 04.

A pequena Helena nasceu de parto Cesária pesando 2.640 Kg e medindo 48 cm, ela é filha de Ana Paula e Caíque.

Bebê prefeito é uma condição simbólica outorgada à primeira criança nascida em NX durante as comemorações da Semana do Bebê, programa nascido no município de Canelas (RS) no ano 2.000 e adotado pela UNICEF em 2013 como estratégia para atender os direitos dos bebês na Primeira Infância, meta obrigatória para o município de Nova Xavantina receber a certificação internacional do Selo UNICEF, edição 2021-2024, que tem como objetivo tornar a Primeira Infância prioridade na agenda dos municípios brasileiros para assegurar a atenção adequada a crianças ate 06 anos de idade.

A Semana do Bebê passou a integrar oficialmente o calendário anual do município e esta edição tem como tema “Aleitamento Materno e Cuidados com o Recém Nascido”. A do ano passado, em 2022, teve como tema: “Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância”

BEBÊ PREFEITA

Com apenas dois dias de vida, no colo da mãe Ana Paula, a pequena Helena, que nasceu no Hospital Municipal Dr Daercio Moraes, tornou-se a “Bebê Prefeita” de Nova Xavantina-MT.

A mãe da pequena Helena recebeu um kit especial do Prefeito Joao Machado Neto com produtos para o bebê e já foi orientada a fazer uma visita à Secretaria de Assistência Social para conhecer os direitos aos quais poderá ser beneficiada.

A criança já sairá do hospital vacinada contra BCG e Hepatite B. Na oportunidade, Helena recebeu o registro de nascimento pela equipe do Cartório, e será acompanhada até os 03 anos de vida pelo Programa Criança Feliz.

SIMBOLISMO

Na cerimônia, estão presentes os seguintes símbolos:

A chave da cidade:  simboliza o fortalecimento das ações intersetoriais no município  e,  para lembrar os cuidados e atenção na primeira infância.

A faixa de bebê prefeito e o certificado:  simboliza o compromisso do gestor com a primeira infância no município.

A planta: simboliza a vida e os cuidados com o meio ambiente na melhoria da qualidade vida das crianças nos primeiros anos de vida para lembrar cuidados e atenção na primeira infância.

Esteviveram presentes na solenidade de entrega da faixa acompanhando a”Bebê Prefeita”, o presidente da Câmara, vereador Elias Bueno, a Secretária Municipal de Saúde, Daianna Rocha; Jailton Abreu, Diretor do Hospital; Lisiane Berghahn, da Divisão de Articulação do Selo UNICEF; Regina A. de Faria Leite, Secretária Municipal de Educação; Luciana Siqueira, Coordenadora do CRAS; Claudia Grespon, Gerente de Assistência Social; Alinne Katiuscia, Supervisora ​​Institucional da Saúde pelo selo UNICEF e RT de enfermagem do HMNX, e o prefeito João Machado Neto, o João Bang.

BEM VINDA!

O prefeito falou com emoção: “É com imensa alegria e simbolismo que entrego a chave de Nova Xavantina para a pequena Helena, o ‘Bebê Prefeita’, que nasceu durante a Semana do Bebê em nosso município. Esta celebração representa nosso compromisso com a primeira infância e o futuro brilhante que estamos construindo para todas as crianças”.

Ele parabenizou os pais e à equipe de trabalho envolvida. “Parabéns aos pais Ana Paula e Caíque, à querida vovó que aqui está acompanhando sua filha e sua linda netinha, e parabéns à nossa equipe neste momento tão especial. Juntos, seguiremos promovendo cuidado, atenção e um ambiente saudável para todas as crianças do nosso município, Bem-vinda, Helena, à nossa querida e amada Nova Xavantina!”.

O QUE É?

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedidas do Brasil. Seu principal objetivo é assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

A cada edição, ocorrem discussões intersetoriais sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, nutrição, parentalidade, gravidez na adolescência, educação infantil de qualidade, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da diversas atividades como palestras, oficinas, atividades lúdicas e culturais. A ideia é que todos participem: governo, ONGs, setor privado, escolas e, claro, as próprias famílias, são mobilizados para oferecer mais qualidade de vida às crianças durante a primeira infância.

A primeira Semana do Bebê foi realizada no ano 2000, em Canelas, Rio Grande do Sul, e desde 2013 também faz parte das ações estratégicas de participação social e primeira infância do Selo UNICEF, outra iniciativa do UNICEF para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira.

RESULTADOS

Nos últimos anos, essa ação também ajudou na formação de novos profissionais das redes de saúde e educação e contribuiu para a melhora no acompanhamento integral e multidisciplinar de crianças e gestantes, no aumento da oferta de consultas de pré-natal, no aumento da oferta de vagas em creches e pré-escolas, diminuição da gravidez na adolescência e na aumento dos municípios participantes que elaboraram seus Planos Municipais pela Primeira Infância.

Ainda que a melhoria dos indicadores seja fruto de uma combinação de fatores, uma coisa é certa: a mobilização social, as políticas públicas e a transformação de práticas para a primeira infância são os maiores legados da Semana do Bebê.

Entre 2013 e 2016, mais de 761 municípios brasileiros realizaram a Semana do Bebê, pelo menos uma vez, como parte da iniciativa Selo UNICEF na Amazônia e no Semiárido – e 639 incluíram o evento no calendário anual oficial do município.

Vejam fotos da pequena Helena, e da cerimônia de sua nomeação à prefeita, feitas na manhã da última sexta feira, 04, no Hospital Municipal Dr. Daércio de Oliveira. de Nova Xavantina:

.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui