Divulgado resultado de análise da qualidade da água do Rio das Mortes no perímetro urbano de NX; conheça

BOA NOTÍCIA!

0
1

Da Redação – Ezio Garcia

Técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento da Prefeitura de Nova Xavantina, bióloga Halina Soares Jancoski e membros do projeto ambiental Rio Limpo Rio Lindo, representados pelo ambientalista Valteri Araújo, apresentaram na última sexta feira, 10, os resultados da análise da qualidade da água do Rio das Mortes, a partir de coletas realizadas em três pontos do perímetro urbano do município.

A ação é do projeto ambiental Rio Limpo Rio Lindo, que há 19 anos monitora a qualidade da água do rio, e retira lixo urbano de suas margens, já tendo coletado mais de 40 toneladas de lixo doméstico no trecho NX à São Felix do Araguaia, com incursões também no Rio Araguaia e Rio Cuiabá; com a parceria do Ministério Público de NX, Prefeitura e Câmara de NX, Campus da Unemat local e Café Camarada.

COMO FOI

Foram coletadas mostras de água para análise nos seguintes locais: no ponto de captação para tratamento e distribuição pela empresa concessionária Setae da água consumida pela população; num dos pontos de entrega do produto, no registro da Centro de Educação Infantil Professora Ana Célia (creche do setor Xavantina, antiga Escola Deus é Amor), e na nascente que abastece a piscina natural do complexo balneário de Nova Xavantina.

BOAS NOTÍCIAS

As amostras foram enviadas para a empresa Aqualit- Tecnologia em Saneamento Ltda, com sede em Goiânia-GO, e os resultados apontaram níveis satisfatórios nos três pontos coletados, conforme relatórios anexados no final da matéria.

“O que podemos dizer é que temos boas notícias disse Halina, explicando que no Rio das Mortes -no ponto da captação pelo Setae-, se buscou saber os níveis de agrotóxicos por ventura existentes, e o resultado foi considerado dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde, através da Portaria 888, de maio de 2021, que estabelece procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Os índices encontrados (ver laudos abaixo), estão dentro das normas legais.

Na C.E.I. Ana Célia, se buscou saber componentes do produto expostos em nossas faturas mensais de água, como turbidez, PH, índice de gás carbônico e outros ítens, e o resultado também foi satisfatório.

EM OBRAS

Já na nascente que abastece as piscinas naturais do complexo balneário -um grande atrativo turístico do município- buscou-se saber a “balneabilidade” da nascente.

Segundo Halina, na nascente foi detectada uma pequena alteração no PH da água, decorrente segundo ela, das obras de canalização da nascente que está sendo feita pela Prefeitura, o que pode ter ocasionado a presença de terra na amostra enviada. Nada preocupante.

NA CHEIA

Tanto a técnica da Secretaria de Meio Ambiente quanto o membro do projeto ambiental salientaram que a presente análise foi feita no período da seca, tornando-se necessário fazer nova coleta no período das chuvas, para se ter uma monitoração efetiva da qualidade da água do Rio das Mortes.

Por enquanto, estamos todos de parabéns!

Veja abaixo o articulador do projeto ambiental Rio Limpo Rio Lindo Valtinho falando desta prestação de serviços do projeto para a comunidade, e os relatórios (laudos) emitidos pela empresa Aqualit – Tecnologia em Saneamento sobre as amostras enviadas:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui