Pioneiro moderno de NX, Delmar Berté inaugura o novo espaço da Loja Furakão; conheça a sua história

"EU AMO NOVA XAVANTINA!!!"

0
314

Da Redação – Ezio Garcia

Foi na última sexta feira, 01, em frente ao seu antigo endereço, na Av. Rio Grande do Sul, quase na esquina com a Av. Campo Grande, no nº 641, que o empresário sulista e nova xavantinense de coração Delmar Berté inaugurou o novo espaço da Loja Furakão, de sua propriedade, especializada na venda de artigos de pesca e camping.

“Alí estava muito pequeno, não comportava mais, não podíamos crescer” disse ele na sexta feira em sua nova loja, mais ampla, espaçosa, com setores definidos, e espaço para crescer.

Líder do comércio varejista do setor – aquele do dia a dia dos pescadores e amantes do camping-, a Loja Furacão e o trabalho de Delmar se identificam bem com o espírito da Av. Rio Grande Sul, a “25 de março” de NX, guardadas as devidas proporções.

São pequenos comércios, dezenas e dezenas deles, que movimentam o consumo da população de diversos produtos, de roupas à artigos de pesca e camping; de armarinhos para as costureiras à lojas de cama, mesa e banho; lojas de calçados, artigos infantis, lojas de assistência técnica, prestadores de serviços, diversas farmácias e supermercados, pequenos restaurantes de refeições rápidas, de casas de espeto com suas jantinhas, bares, etc.

Sem dúvida, o comércio popular e varejista de Nova Xavantina acontece na Av. Rio Grande do Sul, onde Delmar Berté há 13 anos mantém sua loja, sempre visitada pelos amantes da natureza, que vão procurar desde uma chumbada para pegar o peixe certo, até uma barraca para acampar, ou um aparelho de som para ouvir a balada durante a pescaria.

FRUTO DE UM TRABALHO

Na semana que antecede à comemoração do aniversário da cidade, em 14 de abril próximo, nada mais oportuno do que relembrar a trajetória deste imigrante gaúcho, um entre tantos compatriotas que fazem o progresso e a história do município.

Delmar chegou em Nova Xavantina em 1982, vindo do Rio Grande Sul, para conhecer Mato Grosso, e visitar seu irmão, Valmor Berté, que trabalhava no garimpo. Empolgado com a dinheirama que entrava na época não foi difícil fazer as contas e ver que aqui ele ganharia em uma semana o que no Sul ganharia em um mês.

Não voltou mais: pediu demissão da empresa em que trabalhava por telefone, segundo conta. Sua esposa e filha vieram de ônibus posteriormente se juntar à ele.

No garimpo ele trabalhou um tempo, 7,8 anos, até o mesmo fechar anos depois, mas já tinha adquirido sua casa e sua estrutura. Foi convidado e assumiu a Secretaria Obras e Infra Estrutura de NX no segundo mandato do prefeito José Frederico Fernandes (1997/1999), tendo desenvolvido um ótimo trabalho na pasta, com afinco e dinamismo.

Com o fim trágico do mandatário máximo, seu grupo político se dispersou, muitos foram embora, mas Delmar ficou, insistiu e mudou de ramo. Abriu uma loja de confecções, primeiramente, que tocou durante alguns anos, mas, segundo ele, não decolou, e em seguida, migrou para o ramo de pesca e camping, onde está até hoje, e lá se vão 13 anos.

“Foi fruto de muito trabalho, muita luta e trabalho honesto no dia a dia para chegar até aqui” disse o empresário à reportagem durante a inauguração. E sobretudo, muito, mas muito mesmo amor por Nova Xavantina, o combustível principal para a sua manutenção na cidade.

‘EU AMO NOVA XAVANTINA!!!”

São palavras suas: “Eu tenho Nova Xavantina como minha terra natal, eu amo essa terra, só saio de NX o dia em que Deus me levar. Não tenho motivo para um dia querer mudar deste lugar, este lugar abençoado que Deus nos deu. Eu tenho muitos motivos para ficar o resto da minha vida morando nesta cidade, uma cidade maravilhosa, abençoada por Deus”, disse ele, acrescentando, bem no espírito nova xavantinense:

“A vida continua…”.

O site SN deseja sucesso às novas instalações da Loja Furakão, bem como saúde, sucesso, paz e prosperidade ao seu proprietário, o nova xavantinense Delmar Berté.

Veja as fotos:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui